Concertos, caminhadas, teatro, cinema e mais na 'Estrada' do Alentejo

Festival, que liga a serra ao mar em Santiago do Cacém, decorre até ao próximo domingo, 12 de setembro.
Festival “A Estrada”
Captura de ecrã Youtube Festival “A Estrada”

Da aldeia de São Francisco da Serra, em Santiago do Cacém, à praia da Costa de Santo André. Este será o caminho que o festival “A Estrada” irá percorrer de 8 a 12 de setembro de 2021, com concertos, caminhadas, teatro, cinema, artes performativas e outras atividades. O certame alentejano é organizado pela Transiberia, o atelier de arquitetura Artéria e o município de Santiago do Cacém.

O evento propõe um conjunto de visitas, caminhadas e conversas para dar a conhecer alguns lugares fundamentais para a perceção da especificidade morfológica do território e de algumas atividades, tradições e gastronomia próprias da região.

Publicidade

“A Estrada é o lugar para observar tradições, refletir transições e induzir transformações. Um meta-lugar, entre a realidade física dessa linha e os imaginários em torno desta e de outras estradas que percorremos, enquanto nos confrontamos com elementos que nos ligam ao entendimento do território: aldeia, fábrica, monte, venda, lagar, montado, asfalto, ruína, areia, vento, céu e mar”, lê-se no site do festival.

No seu ano 0, o festival “A Estrada” risca no território uma programação cultural que cruza as expressões artísticas locais, como o cante alentejano das “Vozes d’Além Tejo” e o acordeão de Maria Adélia Botelho, com outras expressões artísticas contemporâneas fundadas na tradição, como os “Sampladélicos” e O Gajo.

Convoca-se a música improvisada de Charlie Mancini para um diálogo com a natureza em torno da Lagoa de Santo André e junta-se Gaspar Varela, jovem talento da guitarra portuguesa, com o seu mestre Paulo Parreira, com ascendência em São Francisco da Serra, num concerto único a realizar na Praia da Costa de Santo André.

O festival terá quatro palcos, em quatro lugares diferentes: o Palco Serra, o Palco Estrada, o Palco Lagoa e o Palco Praia.

Nos primeiros dias, o festival decorre no Palco Serra, na aldeia de São Francisco da Serra, mais concretamente no terreiro da antiga corticeira daquela localidade. As atividades mudam-se, a 10 de setembro, para o Palco Estrada, no terreiro do lugar do Farrobo, e no dia seguinte, 11 de setembro, para o Palco Lagoa, situado no Monte do Paio, em plena Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha. O encerramento do festival, no dia 12, tem lugar no areal da praia, no Santo André Beach Lounge (Palco Praia).

Todos os espetáculos são gratuitos mediante a reserva de bilhete para bilheteira@festivalaestrada.pt ou 967714890 (Luísa Pereira). Programa completo do festival e toda a informação estão disponíveis aqui www.festivalaestrada.pt

Para poder comentar deves entrar na tua conta