Descobre atividades e jogos para fazer com crianças e como ocupar os tempos livres dos mais pequenos nas férias de verão.
Comentários: 0
Atividades para fazer com crianças nas férias de verão
Photo by Dragos Gontariu on Unsplash

Com a chegada do verão, arrumam-se os livros escolares e alargam-se horários. Dadas as restrições da pandemia, as atividades voltam a ser recomendadas…dentro de casa. Férias são sinónimo de tempo livre para os mais novos, mas nem sempre para os pais que continuam a ter de trabalhar. No meio da confusão diária descobrir as melhores atividades para crianças é, muitas vezes, um verdadeiro desafio, principalmente se quiserem manter longe os ecrãs.

As opções devem ser variadas consoante a idade e personalidade da criança. Quem tem um espaço exterior pode tirar melhor proveito e transformá-lo num verdadeiro parque de diversões, sendo ideal para jogar à bola ou aproveitar para pôr os mais novos em contacto com o jardim.

Se não tens um espaço ao ar livre para fazeres atividades com as tuas crianças, não te preocupes. A pensar nisso, deixamos-te 8 dicas do que fazer com crianças nas férias de verão sem ecrãs.

Atividades para fazer com crianças nas férias

A magia da pasta de papel

Os trabalhos manuais são uma ótima forma de estimular a criatividade da criança e a pasta de papel é uma ótima opção de modelagem que permite criar diferentes objetos totalmente personalizados: desde peças de bijuteria a caixas de arrumação - o céu é o limite da imaginação.

Vais precisar de:

  • Papel: folhas de jornal (podes usar folhas de caderno ou papel higiénico limpo)
  • Cola branca
  • Água
  • Recipiente para misturar a pasta

Passo a passo:

  • Rasgar o jornal em pedaços pequenos e colocá-los no recipiente;
  • Despejar água morna no recipiente e deixar amolecer durante 10/12 horas;
  • Espremer os pedaços de papel para retirar a água;
  • Colocar de novo no recipiente e juntar cola branca aos poucos;
  • Misturar com as mãos a pasta até obter uma consistência uniforme que permita modelar.

Depois de seca, a pasta ganha uma consistência rígida e é hora de decorar: colar botões, pintar de várias cores, encher de purpurinas - o truque é deixares-te levar. Se, por outro lado, precisas de uma solução mais rápida, podes optar por usar plasticina ou pasta de modelar com secagem ao ar.

Jogos para fazer com crianças

Há jogos para (quase) todas as idades que estimulam diversas competências: podes optar por um jogo mais completo que vos desafie a desenhar, adivinhar mímica, responder a perguntas de cultura geral ou algo mais específico que desafie, por exemplo, o vosso poder estratégico.

Atividades de pintura e desenho para crianças
Photo by Kelli Tungay on Unsplash

Certamente guardaste jogos de tabuleiro que te fazem viajar até aos tempos de juventude, esta é uma boa altura para os tirares do armário e ensinares os mais novos a jogar.  Se os jogos de tabuleiro não encaixam no teu perfil, podes sempre voltar a jogar ao berlinde, saltar ao elástico ou tentar o lançamento do iôiô.

Na cozinha com os mais pequenos

Cozinhar para os adultos é uma tarefa trivial e diária, mas para os mais pequenos poder participar no processo culinário pode ser uma verdadeira aventura.

Cozinhar com as crianças
Photo by Annie Spratt on Unsplash

Há várias receitas para fazer com crianças que são simples, rápidas e muito saborosas. Podes optar por criar dias com receitas específicas como, por exemplo, o dia da sanduíche ou o dia das pizzas.

Fazer uma árvore genealógica

Rever as origens é uma excelente forma de conheceres a tua história. Quantas pessoas da família é que as crianças conhecem? Sabem o nome do trisavô? E da bisavó? Construir uma árvore genealógica é uma ótima atividade para fazer em conjunto. Para que seja o mais completa possível podes adicionar nomes, fotografias, desenhos. E claro, não esquecer de partilhar as histórias mais emblemáticas.

Tornar a arrumação divertida

Criar rotinas de arrumação, especialmente no que diz respeito aos mais novos, pode ser uma tarefa no mínimo...desafiante. No entanto, há truques que podem ajudar a tornar a tarefa mais agradável e divertida.

Arrumar a casas com os miúdos pode ser divertido
Photo by Allen Taylor on Unsplash

Cinema em casa

Esta é uma opção simples para fazer com crianças que agradará a toda a família e transversal a (quase) todas as idades: é só escolher o filme e a hora de início, o melhor lugar no sofá e fazer umas pipocas. Doces ou salgadas? Na dúvida é melhor fazer as duas.

Um jardim à medida

Não é necessário ter um espaço exterior para que as crianças possam explorar a magia da jardinagem. Há várias formas de criar uma pequena horta: o feijão no algodão (como se fazia nos tempos de escola) ou uma opção mais completa, que permite semear plantas de diferentes espécies em caixas de ovos.

O que vais precisar:

  • 1 (ou mais) caixas de ovos
  • 1 agulha ou semelhante
  • Sementes variadas
  • 1 recipiente para escorrer a água

A ideia é simples: faz-se um pequeno furo em cada divisória da caixa de ovos com uma agulha. De seguida, coloca-se um pouco de terra e humedece-se com um borrifador. Põe-se a semente e cobre-se com terra novamente.

O poder das plantas nas crianças
Photo by Filip Urban on Unsplash

O recipiente tem a mesma função dos pratos de vaso: impedir que a água da rega escorra. Agora é só passar a tarefa da rega aos mais novos, esperar e ver crescer.

Escrever um diário de férias

Desafiar os mais novos a escrever um diário das férias é uma tarefa divertida que permite pôr em prática a arte da escrita e que os mantém ocupados durante algum tempo todos os dias. Contar as atividades que fizeram nas férias de verão, o que aprenderam e até avaliar o desempenho dos pais.

Assim, ficas a saber quais as atividades que mais marcaram as férias de verão das crianças e juntos podem descobrir novas ideias para ocupar os tempos livres no futuro.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta