O preço a que os bancos avaliam as casas voltou a subir em fevereiro. O valor médio do metro quadrado (m2) fixou-se nos 1.160 euros, mais sete euros que no mês anterior e mais 51 euros que há um ano. Trata-se do valor mais elevado desde que há registo, sendo que o anterior máximo data de abril de 2011: 1.156 euros por m2.
“Em fevereiro, o valor médio de avaliação bancária, realizada no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação, subiu para 1.160 euros por m2", lê-se no relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE). “Este valor representa um aumento de 0,6% relativamente ao mês precedente e de 4,6% face ao mesmo mês do ano anterior”, refere o documento.
O relatório mostra que quando comparado com o mês anterior, o valor médio de avaliação bancária de apartamentos aumentou oito euros em fevereiro, para 1.213 euros por m2. Nas moradias verificou-se uma subida de quatro euros, para 1.069 euros por m2.
“A nível regional, as maiores subidas para o conjunto da habitação registaram-se na Região Autónoma dos Açores (1,4%) e na Área Metropolitana de Lisboa (1,3%)", conclui o INE. As únicas descidas foram registadas na Madeira (- 0,6%) e no Centro (- 0,4%).
Para poder comentar deves entrar na tua conta