O ano de 2018 trouxe novidades no crédito à habitação. Uma das novas regras é o facto dos funcionários dos bancos envolvidos na concessão de crédito hipotecário, bem como os intermediários de crédito, terem de ter uma formação para poderem lidar com processos de empréstimo ligados à compra da casa. Sabe-se agora que as formações terão uma duração mínima de 25 horas e que já há uma entidade formadora certificada para ministrar os cursos.
“A certificação profissional permite aos trabalhadores das instituições de crédito envolvidos no processo de concessão de crédito hipotecário e aos intermediários de crédito demonstrar que possuem um nível adequado de conhecimentos e competências para desenvolver as respetivas atividades”, refere o Banco de Portugal (BdP).
Segundo o regulador, para obter esta certificação os formandos terão de concluir uma formação sobre:
- “Comercialização de crédito hipotecário” (código 9854 do Catálogo Nacional de Qualificações), no caso dos trabalhadores das instituições de crédito envolvidos no processo de concessão de crédito hipotecário
- “Intermediação de crédito” (código 9856 do Catálogo) e “Comercialização de crédito hipotecário” (código 9854 do Catálogo) e/ou “Comercialização de crédito aos consumidores” (código 9855 do Catálogo), no caso dos intermediários de crédito, dependendo da atividade que desenvolvem ou pretendem desenvolver
De referir que os funcionários/bancários com mais de três anos de atividade podem continuar a desempenhar a função de comercialização de crédito à habitação até março de 2019 enquanto os novos não podem desempenhar até que surjam entidades formadoras certificadas pelo BdP. A primeira é, segundo foi possível perceber através do site do regulador, o Instituto de Formação Bancária (IFB), com sede na Avenida da República, em Lisboa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta