Comentários: 0
Bancários terão de fazer uma formação para dar crédito à habitação
GTRES

Ano novo vida nova. Pelo menos no que diz respeito à concessão de crédito à habitação. Com as novas regras que entraram em vigor no início do ano, os funcionários dos bancos nacionais terão de fazer uma formação para poderem lidar com processos de empréstimo ligados à compra da casa. Ainda não há, no entanto, qualquer instituição certificada para ministrar esta formação.

Segundo o Jornal de Negócios, os primeiros bancários a ter de fazer a formação serão aqueles que têm menos de três anos de experiência nesta área, sendo que até março de 2019 todos os outros deverão ter começado o curso.

A diretiva do crédito hipotecário entrou em vigor a 1 de janeiro e trouxe alterações relevantes. Uma delas obriga os bancos a assegurar que os seus trabalhadores “possuem e mantêm atualizado um nível adequado de conhecimentos e competências, no que se refere à elaboração, comercialização e celebração dos contratos de crédito” hipotecários, refere o decreto-lei. Nesse sentido, os funcionários em causa devem ser “titulares de um grau académico, de um diploma de técnico superior profissional, ou de formação de nível pós-secundário conferente de diploma”.

De acordo com o documento, estes “conhecimentos e competências” dizem respeito ao domínio de matérias como as características dos produtos de crédito comercializados e dos serviços acessórios habitualmente propostos em associação a esses produtos, a legislação aplicável aos contratos de crédito, o processo de aquisição de imóveis, a avaliação das garantias habitualmente exigidas, a organização e funcionamento dos registos de bens imóveis, o mercado do crédito hipotecário em Portugal, a avaliação de solvabilidade dos consumidores, normas de ética empresarial e noções fundamentais de economia e de finanças, escreve a publicação.

O curso em causa deverá ser de curta duração e, até à data, ainda não se certificaram junto do Banco de Portugal entidades para ministrá-lo. Quando o regulador certificar alguma entidade, essa informação será divulgada no Portal do Cliente Bancário.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade