Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Ter cartão de crédito ajuda a baixar o spread da casa?

Tudo o que precisas saber sobre o ‘cross-selling’, ou venda cruzada, nos contratos de crédito à habitação.

Gtres
Gtres
Autor: Redação

Os bancos parecem estar cada vez mais disponíveis para financiar a compra de casa. Todo o cuidado é pouco, por isso, aquando da contratação de um crédito à habitação. No artigo de hoje da Deco Alerta explicamos-te tudo sobre o ‘cross-selling’ (venda cruzada) praticado nos empréstimos para a compra de casa, nomeadamente sobre a viabilidade da contratação de um cartão de crédito como forma de baixar o spread.  

Esta rubrica semanal é destinada a todos os consumidores em Portugal, sendo assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news. Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Vou contratar um crédito à habitação numa instituição bancária na qual, até à data, não tinha conta, nem da qual sequer tinha qualquer conhecimento. Agora o meu gerente sugeriu que eu e a minha mulher contratássemos um cartão de crédito para que se pudesse baixar o spread do futuro empréstimo. Fiquei com dúvidas, pois pareceu-me um apelo ao crédito ao consumo. Devemos aceitar esta proposta? 

Nada como expor todas as tuas dúvidas e receios e indagar sobre o real interesse de aceitar a proposta parece-nos ser o melhor caminho a seguir. Com este conselho, desafiamos-te a estudar todas as possibilidades do mercado e a simular os resultados. 

É verdade que a maioria dos bancos diminui o spread do empréstimo se o consumidor contratar um cartão de crédito, subscrever uma aplicação ou domiciliar o ordenado, por exemplo. Trata-se de uma estratégia de marketing muito popular nos dias de hoje: o ‘cross-selling’.

O ‘cross-selling’, ou venda cruzada, consiste na oferta aos clientes de produtos complementares àqueles que consomem ou pretendem consumir. É uma estratégica que se revelou eficaz nas empresas de pequena e média dimensão, pois permite fidelizar clientes, otimizar receitas e custos, adicionar valor à venda da empresa, criar uma diferenciação no mercado e distinguir-se da concorrência. 

No setor da banca, o ‘cross-selling’ tem sido aplicado sobretudo nas relações com consumidores que já são clientes do banco, pois a relação pessoal torna-se mais fácil e menos dispendiosa.

Não sabemos se consultaste outras instituições bancárias, mas se tal sucedeu e se reuniste várias propostas de financiamento e estas incluem ‘cross-selling’, o ideal será simular a proposta mais vantajosa. Para isso, terás de comparar a Taxa Anual Efetiva Revista (TAER) dessas propostas. 

A TAER reflete os custos do empréstimo, assim como dos produtos que aceites contratar (seguros ou cartão de crédito, por exemplo), para obter um spread mais baixo.

Antes de tomares uma decisão, lê atentamente os contratos propostos e recolhe toda a informação. Podes contar com os esclarecimentos e informação da Deco.