Esta é a estimativa do agravamento das prestações dos crédito habitação indexados as taxas Euribor até 2024.
Comentários: 0
Subida de juros no crédito habitação
Foto de Andrea Piacquadio en Pexels

A subida dos juros no crédito habitação está à espreita. Os alarmes soaram depois do Banco Central Europeu (BCE) admitir uma subida da taxa de juro diretora já em 2022 para travar a inflação na Zona Euro. Os mercados antecipam que as taxas Euribor podem voltar a terrenos positivos já no final do ano, uma mudança que vai afetar as prestações das famílias. Mas quanto? Contas feitas, até 2024 os encargos com a casa podem subir 993,6 milhões de euros.

Neste cenário, as famílias que contrataram créditos habitação com taxa variável indexada à Euribor – que representa cerca de 95% da totalidade dos contratos – vão sentir um aumento dos juros e um agravamento das prestações da casa a pagar mensalmente aos bancos. E os mercados financeiros já antecipam subidas. Segundo o Expresso, a Euribor a três meses – cuja média mensal em janeiro se fixou nos -0,56% - deverá subir 0,67 pontos percentuais até ao final do ano e deverá chegar aos 0,855% no final de 2023.

Quanto vou pagar de prestação se os juros subirem
Foto de RODNAE Productions en Pexels
Assumindo uma subida da taxa de juro implícita nos contratos de crédito habitação na mesma ordem – que em janeiro estava nos 0,798% segundo o Instituto Nacional de Estatística –, as contas do mesmo jornal apontam para o seguinte:

  • Final de 2022: prestação média mensal deverá chegar aos 272 euros (+18 euros do que em janeiro de 2022);
  • Final de 2023: prestação média mensal deverá fixar-se nos 292 euros (+38 euros do que em janeiro de 2022).

E considerando o número de contratos de crédito habitação em pagamento, que o Banco de Portugal aponta para 1,48 milhões, esta subida dos juros vai agravar os empréstimos da casa em termos agregados da seguinte forma:

  • Até ao final de 2022: vai custar mais 26,6 milhões de euros por mês às famílias, ou seja, 319,2 milhões por ano;
  • Até ao final de 2023: vai agravar mais 56,2 milhões de euros por mês, o que resulta em mais 674,4 milhões por ano.

Isto quer dizer que, segundo as contas do Expresso, o agravamento de encargos para as famílias relativo ao aumento dos juros nos empréstimos da casa é de 993,6 milhões de euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta