Juros sobem à boleia da Euribor e atingem máximos desde julho de 2019, aponta o BdP. Mas não afasta famílias do crédito habitação.
Comentários: 0
Juros sobem no crédito habitação
Pexels

Tudo mudou desde o início de 2022. As taxas Euribor começaram a aumentar a todo o gás, fazendo subir os juros nos novos créditos habitação em Portugal. De acordo com os dados do Banco de Portugal (BdP), a taxa de juro média dos novos empréstimos habitação subiu de 1,07% em abril para 1,26% em maio, sendo este o mais elevado desde julho de 2019. Mas este cenário não está a afastar famílias de pedir financiamento bancário para comprar casa.

A rota descendente dos juros nos novos créditos habitação foi iniciada no início de 2012, mas está a ser interrompida dez anos depois. Os dados mais recentes do regulador português liderado por Mário Centeno mostram que os juros nos novos empréstimos da casa começaram a dar sinais de subida logo em fevereiro (0,87%), uma tendência confirmada em março (1,03%), em abril (1,07%) e, agora, em maio (1,26%).

As previsões do mercado indicam que os juros do crédito habitação vão continuar a subir, já que o Banco Central Europeu (BCE) confirmou a subida da taxa de juro diretora para julho em 25 pontos base. Esta alteração da política monetária vai influenciar ainda mais o aumento das taxas Euribor, que estão a disparar para todos os prazos:

  • Euribor a 12 meses (a mais contratada nos novos contratos de crédito habitação): está positiva desde abril e está a aproximar-se de 1%, sendo que a média de junho fixou-se nos 0,852%.
  • Euribor a 6 meses (dominante na totalidade dos empréstimos da casa): já saiu de terrenos negativos, atingindo os 0,126% em junho.

Subida de juros não afasta famílias do crédito habitação

Embora os juros estejam a subir, as famílias continuam a recorrer ao crédito habitação para comprar casa. De acordo com os dados do BdP divulgados esta terça-feira, dia 5 de julho de 2022, em maio foram concedidos 1.519 milhões de euros em novos empréstimos habitação, revelando uma subida de 195 milhões de euros face ao valor atribuído no mês anterior (1.324 milhões). Face ao período homólogo (maio de 2021), a subida foi de 205 milhões de euros.

O valor mais alto em novos empréstimos habitação nos últimos anos foi concedido em março de 2022 (1.691 milhões de euros). À exeção deste mês, é preciso recuar a janeiro de 2008 – quando foram concedidos 1.522 milhões de euros – para encontrar um valor tão alto de novos empréstimos concedidos para aquisição de habitação em Portugal.

Mas, note-se, que por essa altura a Euribor a 12 meses e a Euribor a 6 meses rondavam os 4%. E a taxa de juro média nos novos contratos fixou-se em 5,27% no primeiro mês de 2008, estando bem superior face aos níveis atuais. Depois de eclodir a crise financeira de 2008 em Portugal, tanto o montante concedido em novos empréstimos como os juros começaram a cair a pique.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade