É já a terceira queda mensal consecutiva e a mais intensa desde outubro de 2008, segundo a Halifax.
Comentários: 0
Londres
Foto de Charles Postiaux no Unsplash

O preço da habitação no Reino Unido registou uma queda de 2,3% em novembro face a outubro, quando já tinha caído 0,4%. Esta é já a terceira queda mensal consecutiva e a mais intensa desde outubro de 2008, coincidindo com a crise económica e financeira após o colapso do Lehman Brothers, de acordo com dados publicados pela empresa hipotecária Halifax.

Desta forma, o preço médio da habitação no Reino Unido situou-se em 285.579 libras (331.580 euros), o mais baixo desde março passado. "Embora fosse esperada uma desaceleração do mercado devido a ventos económicos contrários conhecidos e após a alta inflação dos preços das casas, o declínio deste mês reflete a pior volatilidade do mercado nos últimos meses", disse Kim Kinnaird, diretor da Halifax Mortgages.

No entanto, apesar da queda acentuada dos preços observada em novembro, o especialista lembrou que os valores ainda estão cerca de 12.000 libras (quase 14.000 euros) acima de há um ano e mais de 46.000 libras (53.400 euros) acima do nível de março de 2020, antes da pandemia.

“O mercado pode estar agora a passar por um processo de normalização”, frisou, lembrando que a evolução futura dependerá de fatores como o estado da economia e do mercado de trabalho, bem como aumentos das taxas de juro e do custo de vida.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta