Contam-se cada vez mais intermediários de crédito em Portugal. Já são mais de 2.200 só no universo da habitação.
Comentários: 0
Intermediários de crédito habitação
Freepik

Há cada vez mais famílias em Portugal a pedir apoio na contratação de empréstimos habitação a intermediários de crédito, seja para facilitar o processo, seja para poupar. Os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP) revelam que estes profissionais especializados em negociar empréstimos com bancos já respondem por mais de 20% dos contratos de crédito habitação no nosso país.

Foi no pós-pandemia que se sentiu uma maior procura por intermediários de crédito. Isto porque, perante a subida dos juros, as famílias sentiram necessidade de ter acompanhamento especializado para renegociar ou até transferir o crédito da casa para outro banco. “O cliente sozinho não consegue essa poupança”, comenta Tiago Vilaça presidente da Associação Nacional de Intermediários de Crédito Autorizados (ANICA), citado pelo Diário de Notícias.

Em paralelo, também tem havido um crescimento de intermediários de crédito no país, um aumento impulsionado pelo fecho de balcões e digitalização dos negócios dos bancos. De acordo com os dados da ANICA indicados na notícia, hoje há cerca de 5.800 intermediários de crédito inscritos no BdP, dos quais mais de 2.200 operam no universo do crédito habitação. Hoje, “os intermediários de crédito assumem um papel relevante na distribuição de produtos de crédito”, sendo que “o seu peso na distribuição de crédito hipotecário tem crescido de forma sustentada ao longo dos últimos anos”, explicou fonte oficial do BdP ao jornal.

Cerca de sete anos depois da entrada em vigor do regime jurídico dos intermediários de crédito, o BdP está a ponderar propor ao Governo alterações ao diploma de forma "a assegurar maior celeridade e eficiência na atividade supervisiva, clarificar algumas regras aplicáveis e aprofundar a transparência de informação para os clientes bancários”, lê-se ainda. E já há mudanças à vista em breve: dia 1 de julho entram em vigor as novas regras para publicitar produtos e serviços dos intermediários de crédito.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta