Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Roaming grátis na Europa? Sim, mas só durante 90 dias por ano

Autor: Redação

Afinal vai ou não haver roaming grátis dentro do espaço europeu, partir de junho de 2017? Sim, mas as chamadas só serão de borla durante 30 dias consecutivos, num período máximo de três meses não seguidos por ano, de acordo com a proposta da Comissão Europeia quanto à diretiva sobre o roaming grátis dentro da União Europeia.

A notícia, avançada pelo jornal espanhol El País, vem clarificar a ideia com que muitos viajantes terão ficado, depois da votação do Parlamento Europeu em outubro passado, de que iam deixar de pagar tarifas de roaming dentro do espaço europeu a partir de junho de 2017.

A única exceção prevista será para os trabalhadores transfronteiriços. Por exemplo, um português que vive no seu país, mas que todos os dias vai a Espanha trabalhar e regressa ao final do dia.

Segundo o "El País", as novas diretivas europeias vão ser debatidas em breve, de forma a que o prazo de 15 de junho de 2017 possa ser respeitado. Até lá, os cidadãos europeus já podem beneficiar de um roaming dentro da UE que, desde abril deste ano, está 77% mais barato.

Objetivos da medida 

Os limites que a Comissão planeia impor têm como objetivo evitar "abusos" e concorrência desleal, como por exemplo um cliente português aproveitar o fim do roaming na Europa para conseguir um acordo com uma operadora de outro Estado-membro que lhe ofereça tarifas melhores do que as empresas de telecomunicações instaladas no país de origem.

A UE insta as operadoras a oferecerem aos seus clientes pacotes consistentes com o consumo médio de cada pessoa, para que as chamadas feitas a partir de outros países da UE sejam gratuitas apenas dentro desse limite e pagas a partir do momento em que ele é ultrapassado. Ou seja, se o cliente consome 100 minutos por mês, a empresa pode cobrar-lhe chamadas fora do país mas dentro da UE a partir do minuto 101, mesmo que o período máximo anual de 90 dias não tenha sido esgotado. O mesmo se aplica ao consumo de dados.