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Deco Alerta: Queres ajudar o teu pai a funcionar melhor com o banco? Fica a saber como
GTRES

A iliteracia financeira nos seniores é um problema que não pode ser ignorado, até porque os consumidores com mais de 65 anos estão, muitas vezes, desprotegidos no mercado. Fica a saber como podes ajudar a alterar esta situação no artigo de hoje da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

O meu pai tem 71 anos, é aposentado e tem alguns constrangimentos financeiros. A minha informação sobre o funcionamento dos bancos é muito pequena e preciso da vossa ajuda para saber mais sobre os serviços mínimos bancários para os cidadãos seniores.

O teu relato é muito importante para todos os leitores. Não podemos esquecer que Portugal é o quarto país da União Europeia com mais seniores e que Lisboa é a cidade mais idosa da Europa. 

Os seniores enfrentam inúmeros problemas no seu quotidiano, sendo que a falta de informação e adequação às novidades do mercado e o isolamento provocado, na maior parte dos casos, pelo terminar da atividade profissional são algumas das suas grandes dificuldades. Os consumidores 65+ encontram-se mais desprotegidos no mercado, nomeadamente pela vulnerabilidade que resulta da perda da capacidade económica ou pela diminuição de algumas capacidades para escolher e que precisam de uma ajuda mais atenta.

A iliteracia financeira nesta população não pode ser ignorada. É necessário que os consumidores seniores recebam informação sobre os serviços financeiros, pretendendo a Deco, através da campanha SÉNIOR +ATIVO, ajudar os idosos a fazer uma boa gestão do orçamento familiar e a diminuir o seu grande desconhecimento desta quanto à informação relacionada com banca.

A conta bancária é um instrumento de que todos os consumidores necessitam e esta nossa ação pretende explicar aos idosos, exatamente como nos solicitas, como ter acesso aos serviços mínimos bancários, como comparar os custos bancários e como os reduzir.

As contas de serviços mínimos bancários destinam-se, sobretudo, a depositantes desfavorecidos, como é o caso dos idosos, e disponibilizam um conjunto de serviços bancários considerados essenciais a um custo reduzido (no máximo, 1% do salário mínimo nacional, ou seja, 5,30 euros, de acordo com o salário mínimo em 2016): acesso ao homebanking, cartão de débito, depósitos, levantamentos, pagamentos, débitos diretos e transferências intra-bancárias, sem restrição ao número de operações permitidas. 

Pela gritante importância deste tema e pelos dados do nosso Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado – mais de 10% dos pedidos de ajuda de consumidores em situação de sobre-endividamento referem-se a idosos –, a Deco propõe workshops abertos à comunidade onde poderás inscrever, gratuitamente, o teu pai. 

Sabe mais em: DECO_SENIOR+ATIVO

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