Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Contas bancárias

Últimas notícias sobre "Contas bancárias" publicadas em idealista.pt/news

Há 16 anos (desde 2004) que não havia tantos portugueses com conta jovem

Entre janeiro e junho de 2020, havia em Portugal 1.171 mil possuidores de conta jovem, um valor que corresponde a 14,7% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos que possuem conta bancária. É preciso recuar 16 anos, até 2004, para encontrar um número maior que o verificado no primeiro semestre deste ano.

Notícia sobre:

Queixas à banca disparam: clientes fizeram mais de 1.300 reclamações por mês

No primeiro semestre do ano, o Banco de Portugal (BdP) recebeu 8.022 reclamações, sobretudo relacionadas com as contas de depósito, crédito ao consumo e também crédito à habitação. No total, foi registada uma média de 1.337 queixas por mês, mais 5,2% que em 2018. 

Notícia sobre:

Os cuidados a ter na hora de pagar por débito direto

Os portugueses recorrem cada vez mais aos débitos diretos para fazer pagamentos regulares, como os empréstimos à habitação, rendas da casa, contas da água, luz, gás e telecomunicações, seguros ou quotas. Mas há cuidados a ter. O Banco de Portugal identificou sete pontos chave na hora de pagar por débito direto que te recordamos agora.

Notícia sobre:

Cuidado com os débitos diretos: Deco aconselha portugueses a vigiarem a conta bancária

Todo o cuidado é pouco na hora de fazer pagamentos por débito direto. O alerta é deixado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, que aconselha as pessoas a acompanhar “regularmente os movimentos da conta” e a limitar “os montantes que cada entidade pode debitar”.

Notícia sobre:

Penhoras de contas bancárias chegam aos 966 milhões de euros desde 2013

Em pouco mais de quatro anos, de setembro de 2013 a novembro deste ano, foram penhorados 966,8 milhões de euros de contas bancárias em Portugal, resultantes de 319.967 ordens de penhora eletrónicas registadas. O valor penhorado em 2017 – terão sido feitas mais de 50.000 penhoras, na ordem dos 208 milhões de euros – supera a média de anos anteriores (193 milhões de euros).

Notícia sobre:

Clientes da CGD perdem isenções e passam a pagar comissões e outros gastos de contas

A maioria dos clientes da Caixa Geral de Depósito (CGD) vai perder as isenções que tinha. O banco do Estado decidiu mudar as condições das contas depósito à ordem e vai obrigar a pagar os clientes com domiciliação de rendimentos (vencimentos ou outros), ou com património financeiro acima de cinco mil euros, a pagar comissões de manutenção dessas contas ou a utilizar cartão de multibanco e de crédito, levando a outros custos.

Notícia sobre:

Deco Alerta: Queres ajudar o teu pai a funcionar melhor com o banco? Fica a saber como

A iliteracia financeira nos seniores é um problema que não pode ser ignorado, até porque os consumidores com mais de 65 anos estão, muitas vezes, desprotegidos no mercado. Fica a saber como podes ajudar a alterar esta situação no artigo de hoje da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Limite de 50.000 euros no sigilo bancário será aplicado por titular e não por conta

Os bancos terão de comunicar ao Fisco os saldos de todos os clientes cujas aplicações financeiras num determinado banco perfaçam, ao todo, mais de 50.000 euros. Um limite que se aplica à soma das contas bancárias e não a cada uma delas individualmente.

Notícia sobre: