
O Natal está à porta e muitos portugueses optam por fazer compras online. E antes disso o Black Friday, já esta sexta-feira, dia 25 de novembro. Mas todo o cuidado é pouco, sobretudo no que diz respeito à segurança dos sites nos quais se fazem compras. Fica a saber tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.
Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.
Sou utilizador frequente da internet e gosto de fazer as minhas compras digitalmente. Acho que comprar pela “net” é prático e cómodo, mas ainda tenho dúvidas sobre se os direitos de consumidor são respeitados?
A tua pergunta é muito importante, sobretudo na época de consumo que se avizinha. Então o que deve o consumidor procurar num sítio comercial online antes de comprar? Há um pacote de informação obrigatório que te ajudará e que deves consultar antes de realmente comprares o produto, sendo que existe um selo de confiança atribuído aos sites fidedignos – confio.pt.
O Selo Confio é o comprovativo, materializado num logótipo em formato digital, atribuído ao titular do website que seja acreditado na sequência de processo prévio de auditoria. Este selo resulta de um protocolo celebrado por três entidades: ACEPI – Associação da Economia Digital, Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e Associação DNS.PT. E tem subjacente o cumprimento de um Código de Conduta e de um Regulamento.
O Confio colocado nos sites de comércio eletrónico transmite aos consumidores maior segurança e integridade, sendo uma clara garantia de neste negócio digital serem respeitados os direitos dos consumidores e cumpridas as boas regras deste tipo de comércio.
Procurar sites com o Confio é meio caminho andado para comprar online com segurança, mas caso não o encontres, segue sempre estas dicas e tenta identificar:
- Identidade do vendedor - nome, endereço físico, número de telefone e endereço eletrónico
- Características do bem e serviço
- Preço total, já com imposto, taxas, encargos suplementares de transporte, de entrega postal ou outro tipo de entrega ou outros encargos
- Modalidades de pagamento, entrega ou execução e a data-limite em que o profissional se compromete a entregar o bem ou a prestar o serviço
- Direito de livre resolução do contrato, o prazo e o procedimento para o exercício do direito, incluindo entrega do formulário próprio de livre resolução
- Quando não houver direito de livre resolução a indicação de que o consumidor não beneficia desse direito ou, se for caso disso, as circunstâncias em que o consumidor perde esse direito
- Duração do contrato
- Existência e prazo da garantia de conformidade dos bens
- Informações relativas ao serviço pós-venda e às garantias comerciais existentes
Informa-te e conhece melhor este projeto: Confio.pt
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