
O Governo vai apresentar esta quarta-feira (11 de outubro) aos partidos com representação parlamentar as linhas gerais da sua proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), a partir das 14h na Assembleia da República. A proposta seguirá, depois, para aprovação em Conselho de Ministros – previsivelmente quinta-feira –, sendo entregue formalmente na Assembleia na sexta-feira.
Na maratona de reuniões para apresentação das linhas gerais do OE2017, que arranca já esta quarta-feira, vão estar, do lado do Executivo, a equipa governamental das Finanças, liderada pelo ministro Mário Centeno, e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos.
O PSD será o primeiro partido parlamentar a ser recebido, pelas 14h, segundo a Lusa. Uma reunião que deverá demorar cerca de uma hora e que será interrompida, depois, entre as 15h e as 17h, em virtude de neste período estar a decorrer a sessão plenária da Assembleia da República. Ainda assim, as reuniões sobre o OE2017 serão retomadas a partir das 17h30, hora em que serão recebidos os grupos parlamentares pela seguinte ordem: BE, CDS-PP, PCP, PEV e PAN.
Os últimos dias têm sido de muitas negociações entre o Governo de António Costa e os partidos que o suportam no Parlamento, nomeadamente o BE, PCP e PEV. O objetivo é apenas um: fechar o OE2018 até à próxima sexta-feira. De acordo com fonte do Executivo, citada pela Lusa, as negociações têm incidido sobretudo em torno de medidas como o aumento das pensões, o descongelamento das carreiras da administração pública e a revisão dos escalões de IRS.
O debate da proposta de OE2018, na Assembleia da República, está marcado para os dias 2 e 3 de novembro.
Para poder comentar deves entrar na tua conta