Comentários: 0
O supermercado mais barato do país é...
GTRES

O Jumbo é a cadeia de supermercados com os preços mais baixos entre as grandes superfícies comerciais em Portugal continental. Em causa está um estudo um estudo da Deco Proteste que analisou 106.536 preços relativos a 243 produtos em 591 lojas de 70 concelhos do país, isto no primeiro trimestre do ano.

Segundo o estudo, divulgado este terça-feira, “o Jumbo não descola do primeiro lugar”, liderando a tabela dos preços mais baixos pela terceira vez consecutiva – pelo terceiro estudo consecutivo –, “sobretudo graças a uma aposta nas regiões do Litoral”. “No Interior e nas zonas menos populosas, o Continente e o Continente Modelo marcam a sua superioridade”, conclui o documento.

A região Centro também parece ser uma aposta da cadeia de supermercados do grupo francês Auchan, que “aparece como melhor opção em concelhos como Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Viseu”. 

O supermercado mais barato do país é...
Deco

Para a realização do estudo, a Deco elaborou um cabaz com produtos de marca branca (38%) e de marca de fabricante (62%), seguindo a tendência de consumo dos portugueses. Nesse sentido, foram feitos cálculos para dois perfis de consumo: quem gasta 150 euros por mês e quem vai até aos 400 euros mensais. 

Uma das conclusões a retirar é que “o valor máximo de poupança cabe a Faro e a Lisboa, distritos onde é possível desperdiçar quase 620 euros no carrinho com o consumo mais elevado”. “Basta escolher a loja errada”, alerta a associação. 

Atrás do Jumbo encontram-se as cadeias Continente e Continente Modelo, onde os preços são, em média, 2% mais caros. Segue-se o Pingo Doce, com um patamar de preços 6% mais elevado que o Jumbo. Intermarché, Minipreço e Lidl, por esta ordem, completam a lista.

Nas ilhas o cenário é distinto. Na Madeira, em termos globais, manda o Novo Super enquanto em São Miguel, nos Açores, as cadeias Solmar e Continente Modelo disputam o pódio. 

No caso das compras online, o Jumbo é também a cadeia de supermercados com preços mais acessíveis. Continente e Intermarché, por esta ordem, completam o pódio enquanto El Corte Inglés e Froiz ocupam o quarto e quinto lugares, respetivamente.
 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta