Comentários: 0
Portugal entre os 10 países europeus que mais cresceram no primeiro trimestre
idealista/news

Portugal está entre os 10 países europeus que mais cresceram no primeiro trimestre de 2018 face ao mesmo período do ano passado, ocupando a sétima posição (4,1%). Turquia (15,6%), Hungria (8,3%) Polónia (4,8%), Grécia (4,6%), República Checa (4,6%) e Alemanha (4,4%), por esta ordem, ocupam os seis primeiros lugares da lista.

Em causa estão dados que constam no mais recente relatório Growth Reporter referente aos primeiros três meses de 2018, desenvolvido pela Nielsen. 

Segundo o Notícias ao Minuto, que se apoia em dados do estudo, apesar de haver uma tendência de recuperação no consumo, e da economia estar a ser estimulada pelo turismo, os portugueses ainda têm algumas preocupações.

“Esta tendência positiva demonstra claramente que o comportamento dos consumidores portugueses no que se refere ao consumo está a mudar. Estão mais confiantes e mais disponíveis para gastar dentro e fora de casa (…). Por outro lado, é sabido que o dinamismo que o turismo tem trazido ao país também poderá estar a contribuir para estes resultados”, disse Ana Paula Barbosa, Retailer Services Director da Nielsen, em comunicado.

Em Portugal, os maiores crescimentos em valor no primeiro trimestre foram nas categorias de Congelados (8%), Bebidas (6% as Alcoólicas e 5% as Não Alcoólicas) e Mercearia (5%). Também Laticínios (3%) e Higiene Pessoal (1%) apresentaram crescimentos, tendo a categoria de Higiene do Lar estabilizado, escreve a publicação.

De referir, no entanto, que os consumidores portugueses apesar de manterem níveis de confiança bastante elevados ainda têm algumas preocupações, tais como o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, a saúde e o emprego. Também o aumento das contas a pagar, a educação das crianças, a economia e as dívidas são questões que preocupam.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta