Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Salários à lupa: quanto ganha em média um português?

Gtres
Gtres
Autor: Redação

Os salários em Portugal têm aumentado, ainda que continuem longe dos valores da Zona Euro. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, em média, o rendimento mensal líquido em Portugal era de 887 euros no segundo trimestre do ano, valor que contrasta com a remuneração média líquida no Estado, situada nos 1.468 euros.

Segundo os dados do INE, este é o valor mais elevado desde pelo menos o quarto trimestre de 2011, altura em que o rendimento médio mensal era de 813 euros. Foi no período da troika que se registaram as piores médias, em face dos cortes salariais e do aumento do desemprego. Na série do INE, escreve o ECO, o valor de remuneração média mais baixa aconteceu no primeiro trimestre de 2014, quando atingiu os 802 euros.

Ainda assim, e tendo em conta a conjuntura positiva atual, a subida dos salários tem sido contida. Além disso as diferenças de salário entre os setores público e privado também são evidentes: os 887 euros verificados no conjunto da economia comparam com o rendimento médio líquido do Estado, a rondar os 1.468 euros nos primeiros quatro meses do ano.

Portugal continua mal posicionado se comparado com a Zona Euro. Dados do Eurostat sobre os ganhos líquidos revelam que os trabalhadores portugueses levam em média 762 euros para casa, sendo que a média da Zona Euro se situa nos 1.495 euros.