Comentários: 0
Quem são os grandes devedores da banca? BdP já divulgou lista
Photo by Saulo Mohana on Unsplash

O Banco de Portugal (BdP) já divulgou a lista dos grandes devedores da banca portuguesa. O documento, que não identifica os nomes dos clientes, revela as perdas dos bancos que pediram ajuda pública nos últimos 12 anos. Em causa estão os grandes clientes faltosos da Caixa Geral de Depósitos (CGD), BES/Novo Banco, Banif, BPN, BCP e BPI.

A informação divulgada é composta por tabelas para cada banco por cada momento em que este recorreu a ajuda pública. Depois são indicados os grupos económicos devedores (sem referir nomes, apresentando-os por códigos numéricos), o valor do crédito inicial, o capital reembolsado, a exposição à data da ajuda pública, as perdas registadas nos cinco anos anteriores, os tipos de garantias e a existência ou não de medidas feitas pelos bancos para tentar recuperar o dinheiro emprestado.

O BdP explica que a informação se baseia em dados “da exclusiva responsabilidade” dos bancos e decorre de um “diálogo construtivo” entre o regulador e a Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, “que permitiu clarificar o entendimento da Assembleia da República sobre os requisitos da Lei” – o Parlamento queria saber por que razão estes bancos precisaram de ajuda dos contribuintes e pediu ao BdP para divulgar um relatório com o “resumo sob a forma agregada e anonimizada da informação relevante relativa às grandes posições financeiras”.

Para a elaboração desta lista foram consideradas, explica o supervisor, “as operações com perdas associadas e de valor correspondente a pelo menos 1% do montante total dos fundos mobilizados, mas nunca inferior a 5 milhões de euros”.

A definição de grande devedor varia de acordo com a instituição. Na Caixa é considerado um grande devedor aquele cuja exposição é superior a 62,5 milhões, e no BPN o montante é de 49,2 milhões de euros. Os grandes devedores do BES/ Novo Banco têm dívidas a partir de 43,3 milhões de euros, sendo que no Banif o limite mínimo é de 33,6 milhões de euros. No BCP é de 30 milhões, no BPI de 15 milhões e no BPP de cinco milhões.

Neste link pode ser consultada a lista completa de devedores.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta