Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Quanto gastam Portugal e os outros países da UE com as suas polícias?

Em 2019, Bulgária e Grécia lideravam a lista, com gastos de 1,4% do PIB. Portugal encontrava-se a meio da tabela (0,9%).

Autor: Redação

Sabes quanto gastam os países da União Europeia (UE) com as suas polícias? Em 2019, segundo dados do Eurostat, a Bulgária e a Grécia lideravam a lista, com gastos de 1,4% do PIB. Um valor mais elevado que o verificado em Portugal, que se encontra, de resto, a par da média da UE, com gastos na ordem de 0,9% do PIB.

Segundo o Expresso, que se apoia nos dados do gabinete de estatísticas europeu, Portugal é, no entanto, o sexto país da UE com mais polícias per capita: 450 por 100 mil habitantes. 

Um número que pode, contudo, não corresponder à realidade, alertam os profissionais. Citado pela publicação, Miguel Rodrigues, dirigente do Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP), disse que nos últimos dez anos houve um decréscimo total de quatro mil polícias nas fileiras do Estado. “Há inúmeros postos da GNR que fecham em determinados períodos e esquadras da PSP sem carro de patrulha, forçando a que a população seja socorrida por esquadras vizinhas que possuam os meios humanos e materiais necessários”, comentou.

De acordo com o Expresso, setembro está a chegar e os polícias vão voltar a bater à porta de São Bento. “Vamos fazer uma vigília junto à residência oficial do primeiro-ministro. Queremos uma posição pública do responsável máximo do Governo sobre” o valor do subsídio de risco dos agentes da PSP e dos militares da GNR, revelou Paulo Santos, presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP). 

Gastos dos países com as suas polícias
Expresso