Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Comboio que vai conectar a Europa em 36 dias arranca hoje em Lisboa

Tem pela frente 20.000 km e vai passar por mais de 70 cidades europeias em nome da mobilidade verde.

Comboio pela Europa
Foto de Nelson no Pexels
Autor: Redação

A Gare do Oriente, em Lisboa, é o ponto de partida do comboio que vai conectar 26 países da Europa em nome da sustentabilidade. Trata-se do “Connecting Europe Express”, uma iniciativa da Comissão Europeia que pretende mostrar a importância da mobilidade ferroviária para pessoas e empresas. A viagem começa esta quinta-feira, dia 2 de setembro de 2021.

Partindo de Lisboa – a capital europeia mais ocidental –, este comboio tem pela frente 20.000 quilómetros e, para isso, terá de cruzar 33 fronteiras e de passar por mais de 70 cidades de 26 países europeus. A viagem é longa e tem data prevista de chegada o próximo dia 7 de outubro de 2021 em Paris, França, segundo revela o website da iniciativa. Ao todo, contam-se 36 dias de viagem pelas linhas férreas europeias.

Esta é uma viagem que vai marcar aquele que é o Ano Europeu do Transporte Ferroviário e tem como objetivo mostrar o poder da ferrovia na ligação de pessoas e empresas não perdendo de vista o carácter sustentável deste meio de transporte.

Mobilidade ferroviária sustentável
Connectingeuropeexpress.eu

“Atravessando o continente, de Lisboa a Bucareste e de Berlim a Paris, o Connecting Europe Express seguirá rotas que nos unem – seja como países, empresas ou pessoas. Embora seja um símbolo de conectividade, este comboio também serve como um lembrete de que ainda temos um longo caminho a percorrer e muito trabalho a fazer para que a ferrovia se torne na opção de transporte preferida dos europeus“, disse a Comissária para os Transportes, Adina Vălean na mesma página. A comissária bem como o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vão estar presentes no arranque desta viagem.

Esta iniciativa vai ainda destacar a importância de financiar infraestruturas mais sustentáveis. Um dos programas aprovados neste sentido no Orçamento da União Europeia 2021-2027 diz respeito ao Mecanismo Interligar a Europa (CEF), que tem 33,7 mil milhões de euros para investir. Este é mais um passo rumo ao objetivo: tornar a Europa neutra em carbono até 2050. 

Comboios na Europa
Connectingeuropeexpress.eu