Evento decorre em formato presencial e espera receber 40.000 pessoas de todo o mundo.
Comentários: 0
Web Summit já arrancou em Lisboa
Web Summit 2018 wikimedia_commons

A Web Summit 2021 arrancou em Lisboa esta segunda-feira, dia 1 de novembro de 2021, e espera receber 40.000 participantes de todo o mundo até à próxima quinta-feira, dia 4 de novembro. Na abertura da cimeira tecnológica, que decorre em formato presencial no Parque das Nações, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, sublinhou que “Portugal é o lugar para viver e investir, para fazer negócio" de uma forma "aberta, tolerante e multicultural".

Na edição de 2021, “esperamos o máximo de 40.000 pessoas de todo o mundo", referiu Paddy Cosgrave, presidente executivo da cimeira, em setembro numa conferência de imprensa. Este valor é cerca de menos 30.000 pessoas do que na última edição presencial da Web Summit que decorreu em 2019. Mas, ainda assim, as autoridades consideram que se trata do "maior evento de 2021" a ter lugar em Lisboa. E, por isso, a PSP vai destacar "um forte dispositivo" de agentes de várias valências no âmbito da cimeira com a delimitação da zona do Parque das Nações.

A marcar presença na abertura da Web Summit 2021 esteve Pedro Siza Vieira e no seu discurso sublinhou que Portugal não ficou parado na transição climática nem na transição digital. E explicou o que foi feito: "De janeiro até setembro dois terços da nossa eletricidade vêm de fontes renováveis", o que deverá garantir custos da eletricidade mais baixos.

"Também progredimos na transição digital e este tem sido um ótimo ano para as 'startups'", disse, apontando uma taxa de crescimento anual de 160% na capacidade de captar investimento. Sublinhou ainda que as 'startups' tecnológicas mostraram ser "a única coisa que manteve" a economia "viva", o que demonstra "uma promessa para o futuro".

Web Summit a decorrer em Lisboa
Web Summit 2018 wikimedia_commons

Quem vai estar presente na cimeira?

A comediante Amy Poehler, o presidente da Microsoft Brad Smith, a comissária europeia Margrethe Vestager e o jogador de futebol Gerard Pique irão juntar-se aos mais de 1.000 oradores, às cerca de 1.250 'startups', 1.500 jornalistas e mais de 700 investidores, numa cimeira na qual serão discutidos temas como tecnologia e sociedade, entre outros, de acordo com a organização.

Entre os vários oradores está o responsável pela Alexa, da Amazon, Tom Taylor, o jogador de futebol espanhol e campeão mundial Iker Casillas, a portuguesa Daniela Braga, fundadora da DefinedCrowd, que foi convidada para integrar a 'task-force' da Administração de Joe Biden para a estratégia da inteligência artificial, a presidente executiva da Ofcom, Melanie Dawes, entre outros.

O primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, integram a lista dos primeiros 150 oradores divulgados pela organização da Web Summit.

Web Summit está a decorrer no Parque das Nações
Web Summit 2018 wikimedia_commons

Como chegar?

A Carris e o Metropolitano de Lisboa, por sua vez, vão disponibilizar um passe Web Summit, de um, três ou cinco dias, e uma carreira dedicada ao evento.

Consoante a escolha do participante, os passes Web Summit podem ser de um dia, três dias ou de cinco dias, com o custo de 9,5 euros, 18,50 euros ou 25 euros, respetivamente, e vão abranger as zonas de Lisboa, Sintra e Cascais.

O passe permite viagens nos transportes públicos de Lisboa, incluindo autocarros, ascensores, comboios, elétricos, elevador e metro.

Já a carreira dedicada ao evento – Huttle Web Summit – vai fazer o percurso entre a Praça de Comércio (Cruzamento Rua da Prata com Rua da Alfândega) e a Estação do Oriente (Av. D. João II), com um intervalo médio de 22,5 minutos.

Web Summit 2021 Lisboa
Web Summit 2019 flickr_commons

*Com Lusa

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta