Comentários: 0
BCE baixa taxa de juro para novo mínimo histórico (0,15%)

O Banco Central Europeu (BCE) confirmou as expectativas avançadas pelos analistas e baixou a taxa de juro diretora para um novo mínimo histórico de 0,15% – desde novembro que se encontrava nos 1,25% –, passando ainda a taxa de depósito de zero para -0,1%. 

A decisão do Conselho de Governadores visa contrariar as pressões deflacionistas que se fazem sentir na Zona Euro. 

A taxa de depósitos passou pela primeira vez para valores negativos para penalizar os bancos que depositam dinheiro na instituição, numa medida inédita com o objetivo de impulsionar o crédito, já que os bancos vão passar a ter de pagar juros para terem o seu dinheiro parado no banco central. Com esta medida, a entidade liderada por Mario Draghi tenta incentivar os bancos a emprestarem mais dinheiro às empresas e às famílias.

Draghi deixa antever mais alterações

Falando após a reunião mensal de política monetária, Draghi assegurou que a entidade monetária continuará a tomar medidas como a de hoje [quinta-feira] e “atuará de novo se necessário”. 

O presidente do BCE anunciou ainda que a entidade baixou as suas previsões para a inflação na Zona Euro até 2016, revendo igualmente as previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). O BCE estima que os preços subam em média 0,7% este ano, 1,1% em 2015 e 1,4% em 2016. Já o crescimento do PIB deverá estabilizar nos 1% este ano na Zona Euro (contra a estimativa de 1,2% feita há três meses) e avançar 1,7% em 2015 (mais que os 1,5% antecipados nas anteriores estimativas).

BCE baixa taxa de juro para novo mínimo histórico (0,15%)

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta