Comentários: 0

A venda do Novo Banco no mais curto espaço de tempo e a um preço que cubra a injecção de 4,9 mil milhões de euros do Fundo de Resolução parece cada vez mais longe, a julgar pelos avisos da Comissão Europeia e pelo alerta de um banco de investimento à administração do Novo Banco.

Num relatório de análise ao programa de ajustamento português conhecido esta terça-feira através da Lusa, e citado pelo Diário Económico, Bruxelas considera que as possíveis perdas futuras no Novo Banco - um dos argumentos que a KPMG utilizou quando recusou validar as contas do primeiro semestre do BES - ameaçam uma venda no mais curto espaço de tempo, como pretendido pelas autoridades nacionais.

"Isso pode colocar em risco a prevista venda rápida do Novo Banco", considera a Comissão Europeia naquele documento, citado pela Lusa, que recupera a recusa da KPMG - noticiada pelo Económico no início de Setembro - e onde também se faz referência à incerteza em torno da separação de activos entre o Novo Banco e o BES, transformado em "bad bank".

A esta incerteza vem juntar-se a notícia do Financial Times (FT), que avança também entretanto que a administração de Stock da Cunha terá sido alertada por um banco de investimento para os riscos que pesam sobre o banco e que advêm das perspectivas da própria recuperação da economia nacional.

"Terão sorte se conseguirem metade do valor" de 4,9 mil milhões de euros, terá referido o banco de investimento, não identificado pela pelo jornal. O FT acrescenta ainda as opiniões de outro especialista, que alerta para a possibilidade de a venda vir mesmo a ser travada se o banco não conseguir atrair ofertas suficientes, e de um analista que diz estar fora de questão que o Novo Banco possa ser vendido por algo próximo de 4,9 mil milhões de euros.

Ainda na audição da semana passada no Parlamento, Maria Luís Albuquerque voltou a defender uma venda rápida do banco, mas salvaguardou que não deve ser feita "nem à pressa, nem ao desbarato".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta