Comentários: 0
Reembolsos do IRS somam já perto de 500 milhões de euros
idealista/news

Perto de 600 mil contribuintes já receberam os reembolsos do IRS de 2016, num total próximo dos 500 milhões de euros, segundo dados oficiais. O prazo para apresentar a declaração de rendimentos do ano passado termina no final deste mês de maio, mas as Finanças já processaram mais de um milhão de declarações e, além dos reembolsos, resultaram 72 mil notas de liquidação e 337 mil declarações sem reembolso ou pagamento.

"O número de contribuintes já reembolsados é cerca de 15 vezes superior ao dia homólogo do ano passado (quando tinham apenas sido reembolsados 38.568 contribuintes) ", diz o Ministério das Finanças numa nota citada pela Lusa.

O IRS Automático - que está disponível para os contribuintes sem dependentes e apenas com rendimentos de trabalho ou de pensões em Portugal e que estejam enquadrados nas restantes condições da lei - permitiu, segundo as Finanças, um aceleramento do processamento das declarações e, nos casos aplicáveis, da transferência do reembolso aos contribuintes.

No mesmo período, foram entregues três milhões de declarações, um valor ligeiramente abaixo ao de anos anteriores, que as Finanças explicam com a existência de um prazo único para a entrega das declarações (entre 1 de abril e 31 de maio), ao contrário do que aconteceu no passado.

Das declarações já entregues, 20% (599.485) correspondem a confirmações de IRS automático, uma opção nova que permite aceder a uma declaração já preenchida e a sua entrega de uma forma simples e rápida.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade