Comentários: 0
O futuro complexo deverá acolher reformados franceses (Foto: Expresso).

Os antigos edifícios pertencentes à Universidade Moderna (UM), localizados na zona de Belém, em Lisboa, devem ganhar uma segunda vida em breve. A Câmara Municipal de Lisboa aprovou o pedido de licenciamento da empresa imobiliária francesa SKTO para construir um complexo para seniores que abrange um edifício com 30 apartamentos T1 e um outro com capacidade para 40 quartos.

A UM encerrou há sete anos por “falta de viabilidade económica, grave degradação institucional e incumprimento de requisitos de funcionamento nos denominados estabelecimentos de ensino superior”. Agora, o seu edifício principal, onde funcionava a reitoria, está em vias de ser transformado numa residência sénior que deverá acolher reformados franceses. Segundo o Expresso, além deste edificado que representava o bloco central há mais dois lotes independentes e contíguos: um referente ao antigo Polo de Artes que ali funcionou e um outro onde existe apenas um edifício, o pior em termos de estado de conservação.  

A autarquia aprovou o Pedido de Informação Prévia (PIP) da Société Industrialle Services Immo, SA (SKTO) “para uma intervenção alargada em toda a área ocupada pelos edifícios onde funcionou a UM, em Belém”, lê-se no Boletim Municipal da autarquia. O mesmo refere que estão previstas “obras de construção nova com demolição do edifício existente”, envolvendo o prédio urbano com uma área de cerca de 3.000 m2 , um edificado que confronta a norte com a Rua da Praia do Bom Sucesso e a poente com a Travessa da Saúde.

O projeto prevê assim "a demolição do edificado existente à exceção de dois troços da fachada que serão preservados no alçado poente e norte". A autarquia aprovou o PIP com a condição de que seja mantido o alinhamento do plano marginal do edificado existente, "à exceção do volume situado na frente da Avenida da Índia que deverá funcionar como uma capela de uso público".

De acordo com a publicação, a SKTO pertence a uma holding francesa que integra empresas presentes em vários setores, onde se incluem as residências seniores e a promoção imobiliária. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta