Comentários: 0
Segunda Circular pode vir a ter mais transportes públicos
autorizado

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou terça-feira (dia 1), em sessão plenária, um parecer sobre o projeto de requalificação da Segunda Circular, que recomenda à autarquia o aumento dos transportes públicos naquela via da cidade. As obras estão orçadas em 12 milhões de euros e devem arrancar em junho, durando 11 meses.

Segundo a Lusa, a ordem de trabalhos da reunião de deputados municipais constava a discussão e apreciação de um parecer conjunto das comissões de Urbanismo, Ambiente e Mobilidade, que foram chamadas a pronunciar-se sobre o relatório resultante de um debate promovido pela AML com especialistas em mobilidade, ambiente e aviação.

Nesse parecer, que foi aprovado por unanimidade, os deputados recomendam “o aumento da oferta de serviços de transportes públicos na Segunda Circular, juntamente com a Transportes de Lisboa e Área Metropolitana de Lisboa”. O objetivo é “otimizar, em termos de tempo, custo e qualidade do serviço”, as deslocações entre a capital e os concelhos limítrofes.

O documento prevê também a promoção de um estudo “de avaliação do impacto da introdução faseada de um elétrico rápido, ou metro de superfície, que ligue os interfaces de transportes, aproveitando o corredor da Segunda Circular”.

O vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, anunciou durante a sessão que “a primeira empreitada lançada de imediato” após a deliberação da AML, pelo que a “segunda será lançada após a reunião de câmara de dia 16 de março”.

O responsável congratulou-se com o “intenso debate que aconteceu à volta deste processo”, que resultou em alterações feitas ao projeto inicial, nas quais se contemplam “a introdução de um sistema de retenção de veículos” ou a “revisão e correção do traçado geométrico em determinadas inserções”. Está ainda prevista a reformulação de alguns nós, como o da Buraca ou Sacavém, referiu.

Com o intuito de melhorar a fluidez do tráfego e conferir mais segurança à Segunda Circular, a maioria PS no município propôs-se a requalificar a via, o que passa por diminuir o tráfego de atravessamento, através da reformulação de alguns acessos e dos nós de acesso, e por reduzir a velocidade de 80 para 60 quilómetros/hora. A autarquia quer também criar um separador central maior e arborizado, reduzir a largura da via da direita, montar barreiras acústicas, reabilitar a drenagem e renovar a sinalética e a iluminação pública.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade