Comentários: 0
Ano recorde à vista no mercado imobiliário
Vista panorâmica da cidade do Porto. Pixabay

O mercado imobiliário português está ao rubro e perspetiva-se um ano de recordes, nomeadamente no que diz respeito ao investimento no setor, que em 2015 foi superior a dois mil milhões de euros e no ano passado rondou os 1,4 mil milhões. Para 2017, com praticamente um semestre passado, reina o otimismo, com vários especialistas a anteverem mais um ano de ouro.

Uma previsão partilhada por Pedro Seabra, sócio da consultora Explorer Investments, Francisco Horta e Costa, diretor da consultora CBRE, José António de Mello, presidente do Conselho de Administração da gestora Selecta, e José Araújo, diretor coordenador do Millennium bcp, escreve a Lusa.

Segundo Horta e Costa, o volume de investimento em causa é cerca do dobro do que se transacionava antes de 2007, sendo que o mercado tem sido sustentado pela venda de edifícios que estavam na posse dos bancos.

O mercado vai continuar a ser pautado pela venda de portfolios de instituições financeiras e seguradoras nas áreas suburbanas, que ficaram devolutos durante a crise”, acrescentou Pedro Seabra.

Já José Araújo disse acreditar que este crescimento é sustentável, já que os bancos estão em melhor situação para financiar mais negócios. “A reentrada dos bancos no mercado pode ser a pedra de toque. Até agora, muitos investidores tinham de procurar financiamento externo quando os valores eram maiores”, explicou.

De referir que estes profissionais participaram, em Londres, na primeira Cimeira de Imobiliário Ibérica, um organizado pela publicação Iberian Property que se realizou esta terça-feira (dia 20).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta