Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Melhores projetos em construção no Porto apresentados em Cannes

Assim foi a edição do MIPIM 2018 / © S. d'HALLOY - IMAGE & CO
Assim foi a edição do MIPIM 2018 / © S. d'HALLOY - IMAGE & CO
Autor: Elisabete Soares (colaborador do idealista news)

A partir de hoje, e até sexta-feira (entre 12 e 15 de março de 2019), o MIPIM vai poder conhecer os melhores projetos imobiliários em construção na Invicta. A Câmara Municipal do Porto participa, pela primeira vez, nesta feira internacional que decorre em Cannes, França, reunindo os mais influentes stakeholders de todos os setores do mercado imobiliário internacional.

O projeto ICON Offices, da Civilria, o POP e o edifício Pharmacia, do grupo Violas Ferreira, o Aliados 107, da Avenue, são apenas alguns dos empreendimentos com presença confirmada no evento. Contudo, no Stand da InvestPorto na edição de este ano do MIPIM estão presentes outros promotores, como são o caso da Adriparte, da Round Hill (investidores do Porto Innovation District) e da VPM, consultores como a Predibisa e a Von Poll, e o gabinete de arquitetos OODA/KNJ (coordenadores do Matadouro Municipal do Porto). 

Projetos de escritórios em grande destaque 

Um dos projetos com presença garantida é o ICON Offices e Apartments, que está a ser desenvolvido pela Civilria, junto à VCI (Via de Cintura Interna), na Boavista, num investimento total de 60 milhões de euros. 

Dois dos edifícios, destinados a escritórios, somam uma área de cerca de 24 mil metros quadrados (m2), sendo que um deles será a futura sede no Porto da Ageas Seguros. Um terceiro edifício destina-se a serviced apartments. 

Artur Varum, presidente da Civilria, confirmou ao idealista/news, que vão “apresentar, essencialmente, o projeto ICON”, levando no, entanto, "o resto do portefólio na bagagem”. 

Considerado no mercado como o melhor certame internacional do setor, Artur Varum, destaca que esta é uma oportunidade para apresentar “a cidade e os projetos em desenvolvimento, de forma a manter e a ampliar a sua atratividade”. 

Outro empreendimento no MIPIM é o projeto POP – Porto Office Park, com uma área superior a 30.000 metros quadrados (m2), promovido pelo empresário Tiago Violas Ferreira e com a construção em fase avançada. 

O Porto Office Park (POP) deverá estar concluído em outubro de 2019 / POP
O Porto Office Park (POP) deverá estar concluído em outubro de 2019 / POP

Ao idealista/news, Tiago Violas Ferreira revela que “vamos levar o Porto Office Park para apresentar a algumas empresas potencialmente ocupantes”. E a empresa levará também “o projeto residencial Pharmacia para iniciar a divulgação e a pré-comercialização”, frisando, porém, que “não vamos com a ideia de fazermos qualquer negócio, mas sim para apresentar os nossos projetos e trabalhar a nossa rede de contactos profissionais”.  

Consultores com oferta diversificada 

“O MIPIM é uma feira muito focada no investimento e em projetos de larga escala”. Assim, “a Predibisa irá apresentar projetos ligados aos mercados de escritórios, retail, hotelaria e residencial”, destaca o diretor, João Leite Castro, frisando que “muitos dos nossos clientes internacionais vão estar presentes neste evento e o facto de estarmos associados ao stand da Invest Porto é importante para reforçar a nossa relação”.  

Alex Himmel, CEO da Von Poll Portugal, destaca a importância de estar “na maior feira de imobiliário do mundo”, onde estão “presentes mais de 25.000 profissionais de mais de 100 países”, dando nota de que “vamos levar imóveis residenciais, comerciais, e hoteleiros, quer concluídos, quer para reabilitação, e terrenos para a construção de equipamentos de raiz”. 

Alex Himmel destaca que, “sabendo que a cidade do Porto, muito por iniciativa da Câmara Municipal do Porto, está na moda, temos uma expetativa elevada quanto ao estabelecimento de bons contactos, que certamente trarão ótimos investimentos para a cidade”. 

Captar investimentos para novos projetos 

No MIPIM, a VPM – Avaliação & Engenharia, vai apresentar projetos de reabilitação e construção nova no Porto, onde atuam como promotores. Francisco Mendes, diretor executivo da VPM, referiu ao idealista/news que estes projetos pretendem ser “a nossa âncora no futuro da cidade”.  

Para Francisco Mendes, “a expetativa neste evento passa pela criação de novas parcerias e captação do investimento para novos projetos”.  

Por isso, esperam, ainda, que este evento capte “o interesse de novos investidores e que promova a consolidação do Porto como uma cidade de futuro, sustentável, ambiciosa e moderna”. 

Promover o comércio na Baixa do Porto 

O Aliados 107, edifício reabilitado pela Avenue, destinado a habitação e comércio, comercializado na totalidade na componente de habitação e com apenas uma loja disponível, é um dos empreendimentos que também vai ilustrar o stand da InvestPorto.

Aliados 107 só tem uma loja disponível / Predibisa
Aliados 107 só tem uma loja disponível / Predibisa

Aniceto Viegas, diretor geral da Avenue, confirmou ao idealista/news a presença no evento em Cannes, com a componente de retail, constituída por quatro lojas premium, três delas com contratos de arrendamento já assinados. 

A Avenue tem, por outro lado, em fase de conceção e de aprovação um novo projeto de habitação, localizado na Rua D. Pedro V, cujos pormenores serão conhecidos dentro de poucos meses. 

Porto recebe prémio na categoria Project Wins 

No MIPIM, a Câmara do Porto vai receber o palmarés na categoria "Project Wins" (Projetos Vencedores), pela instalação da multinacional eólica Vestas. “Há praticamente dois anos, a empresa de origem dinamarquesa escolheu o Porto entre 99 cidades candidatas para sediar o seu novo centro de projetos de engenharia”, destaca a autarquia em comunicado.

A cerimónia de entrega de prémios decorrerá esta terça-feira no Marta Room do Hôtel Barriêre Le Majestic (junto ao Palais des Festivals), e contará com a presença de presidentes de câmara, dignitários e profissionais do setor do mercado imobiliário internacional de todo o mundo. 

Ainda no âmbito do MIPIM, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira será um dos oradores da sessão “Mayors & political leaders - Think Tank”, que terá lugar, na quinta-feira, no Majestic Hotel.