Aumento das taxas de juro leva a uma queda do investimento imobiliário na Zona Euro de cerca de 5% ao fim de 3 anos, prevê o BCE.
Comentários: 0
Investimento imobiliário recua na Zona Euro com subida de juros
Foto de Babak Habibi na Unsplash

O Banco Central Europeu (BCE) prevê um fraco investimento imobiliário na Zona Euro devido às subidas das taxas de juro que tem vindo a efetuar desde julho do ano passado – a taxa de juro diretora encontra-se atualmente em 3,75%. Os economistas do BCE consideram que "os efeitos negativos do aumento das taxas de juro na Zona Euro deverão intensificar-se com o tempo".

Em números, um aumento das taxas de juro de curto prazo de um ponto percentual conduz a uma queda do investimento imobiliário na Zona Euro de cerca de 5% ao fim de três anos, segundo os cálculos do BCE, que constam num artigo do próximo boletim económico do supervisor, publicado esta quarta-feira (17 de maio de 2023).

As projeções macroeconómicas de março do BCE já previam "uma queda prolongada e substancial do investimento imobiliário na zona euro este ano e no próximo".

Investimento imobiliário é menos afetado na Zona Euro que nos EUA

O artigo refere ainda que o investimento imobiliário na Zona Euro é menos volátil e menos afetado pela recente subida do preço do dinheiro do que nos EUA, onde o aumento de 1% das taxas de juro de curto prazo conduz a uma queda de 8% do investimento ao fim de três anos.

As subidas das taxas de juro nos EUA, que começaram mais cedo do que na zona euro e foram mais rápidas, tiveram um maior impacto no investimento imobiliário em 2022 do que na zona euro.

Num outro artigo do boletim económico, o BCE afirmou que as sete subidas das taxas de juro na área do euro desde julho do ano passado estão a ser repercutidas na economia real com um desfasamento.

A Reserva Federal dos EUA (Fed) começou a subir as taxas de juro em março do ano passado, antes do BCE, e aumentou-as em pouco mais de um ano em cinco pontos percentuais, com dez subidas consecutivas, para um intervalo entre 5% e 5,25%.

*Com Lusa

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta