
A empresa espanhola Atrys Health colocou à venda o hospital em Setúbal por 2,93 milhões de euros. O imóvel, adquirido no final de 2020 aquando da compra do grupo oncológico português Lenitudes, encontrava-se ainda em construção na altura da aquisição.
Segundo explicou fonte oficial da empresa ao El Economista, o edifício "não é core" para a atividade do grupo. “A nossa atividade não consiste em construir nem gerir hospitais”, afirmou a mesma fonte, sublinhando que a Atrys não contratou nem prevê contratar assessoria externa para esta operação.
O ativo, localizado em Setúbal, tem ainda associados passivos no valor de 11 mil euros (dados de dezembro de 2024), um montante inferior aos 17 mil euros registados no ano anterior.
A aquisição da Lenitudes marcou a entrada da Atrys no mercado português, operação que também levou o fundo MCH Private Equity – antigo dono da Lenitudes – a tornar-se acionista da cotada espanhola.
Entretanto, a Atrys tem reforçado a sua aposta na investigação oncológica, tendo aumentado em 27% o investimento em I&D em 2024. Ainda assim, cancelou cinco projetos nessa área por dúvidas quanto ao seu sucesso técnico ou viabilidade económica, o que implicou uma perda de 11,3 milhões de euros já investidos.
Em termos de resultados, a empresa registou 57,2 milhões de euros de receitas no primeiro trimestre de 2025, mais 11,2% face ao período homólogo. A área de prevenção liderou a faturação, com 21,9 milhões, e a oncologia foi a que mais cresceu (16,8%).
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta