
Viver de forma mais serena e tranquila, introduzir novos hábitos (e corrigir os antigos), fazer mais desporto, e ter mais saúde. Setembro está aí à porta e pode ser uma boa oportunidade para estabelecer uma rotina mais saudável no dia a dia. Deixamos-te algumas dicas valiosas para um regresso à rotina livre de stress.
Ajustar hábitos à rotina de trabalho
Fazer algum tipo de exercício é melhor do que exercício nenhum. E essa deverá ser a premissa. É importante “roubar” algum tempo durante a semana e fim de semana para transformar a atividade física num hábito, ajustando-o ao dia a dia de trabalho, por exmeplo. As rotinas são importantes para promover uma mudança de vida.
Definir pequenas metas
No regresso à rotina, é importante não querer fazer tudo de uma vez. É importante definir objetivos, passo a passo, para evitar desistir a meio – seja no desporto ou na alimentação. Atingir pequenas metas vai dar motivação para assumir outras mais ambiciosas.
Sair do piloto automático
Se nos tornamos viciados em notificações móveis, por exemplo, o sinal é o zumbido ou vibração que indica que algo novo entrou; o hábito é verificar automaticamente —interrompendo o que estamos a fazer — do que se trata; a recompensa é a informação ou feedback que acabamos de receber. Para sair deste pilo automático, podemos silenciar o sinal que a resposta automática nos causa, por exemplo, eliminando os alertas de notificação.
A outra é valorizar a recompensa que um novo hábito nos traz. Se no tempo livre substituirmos a consulta de redes sociais por um e-book ou um podcast, a sensação de ter aproveitado o tempo será uma boa recompensa.
A questão é: quem queremos ser?
Muitas pessoas deixam de incorporar bons hábitos porque tentam seguir determinados exemplos-tipo, ao invés de procurar a mudança dentro de si proprio. Em vez de te concentrares numa lista de “comos”, decide quem queres ser daqui para a frente e procura agir de acordo com isso mesmo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta