Comentários: 0
Turismo é responsável por 7,9% do emprego no país e vai continuar a crescer em 2016
GTRES

Portugal é atualmente um dos destinos preferidos dos turistas. Uma tendência que se deve manter este ano. As consequências deste “boom” é o facto de haver mais empresas no setor e de estar a aumentar o número de postos de trabalho. No final do ano passado, transportes e turismo eram responsáveis por 363 mil empregos, 7,9% do emprego em Portugal, concluiu um estudo do World Travel & Tourism Council (WTTC).

Segundo o WTTC, um organismo com mais de 25 anos, o número de pessoas empregadas nesta área pode subir para 441 mil, mais 4,6% que o registado no ano passado. A contribuição total será, no entanto, bem maior: 915 mil empregos suportados por esta indústria – 22% do emprego em Portugal repartido entre agências de viagens, hotéis, empresas de transporte (exceto transporte pendular), companhias aéreas e negócios de lazer e entretenimento para turistas.

“Sempre que a procura aumenta, há necessidade de reforçar equipas. Neste ano, no Algarve, por exemplo, os operadores turísticos estão a reservar mais cedo e por mais tempo, indo além de julho e agosto. Isso significa que é possível estender a operação hoteleira, melhorar taxas de ocupação, e dessa forma necessitaremos sempre de contratar pessoas. Por outro lado, permite atenuar a sazonalidade”, disse Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do grupo Vila Galé, em declarações ao Diário de Notícias/Dinheiro Vivo.

O Ministério da Economia, contactado pelas publicações, adiantou que ainda não tem dados fechados para o ano de 2015. Mas fonte oficial confirmou que o Governo está a preparar um agregador em parceria com o Instituto Nacional de Estatística (INE) para que as estatísticas do setor do turismo possam ser acompanhadas em tempo real.

O estudo do WTTC contempla 184 países e procura perceber o impacto económico da indústria do turismo e transportes nas várias economias a regiões. A entidade conclui que o setor está a crescer a um ritmo superior ao das próprias economias há já cinco anos. Segundo a organização, o turismo criou 284 milhões de empregos em todo o mundo e daqui a dez anos suportará 370 milhões. Em Portugal, daqui a dez anos, o setor poderá responder por mais de um milhão de empregos.

De referir que Portugal é o 33º país onde o turismo e viagens mais pesa para a criação de riqueza. Em 2015, o WTTC estima que o turismo e viagens tenha gerado 11,3 mil milhões de euros para o PIB (6,4% da riqueza). O valor, antecipam, deverá acelerar em 2016 e atingir 14,6 mil milhões, ou seja mais 2,2%.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta