Rawpixel/Unsplash
Será que é possível ser “insubstituível” no trabalho? Esta pode ser uma pergunta com “rasteira”, mas a verdade é que qualquer pessoa gostaria de ser visto como exemplo a seguir no local de trabalho. Daí até ser “insubstituível” há um longo caminho a percorrer.
Segundo o Dinheiro Vivo, que se apoia num estudo realizado pelo site lovemoney.com – perguntou a especialistas em recursos humanos qual o segredo para uma pessoa se tornar “insubstituível” no trabalho –, há 23 conselhos a ter em conta para seres um profissional que nenhuma empresa pode/quer dispensar. Fica a saber quais são...
- Torna-te especialista numa área
- Não fiques obcecado pela promoção
- Partilha conhecimento
- Cultiva relações com quem tem poder de decisão
- Faz o que te mandam/pedem
- Trata todas as pessoas com respeito
- Sê sempre honesto
- Demonstra ter capacidade de trabalho
- Torna-te mais produtivo
- Aceita bem as mudanças
- Foca-te sempre no importante, não no fácil
- Apresenta/propõe soluções
- Trata de ser competitivo, porque a concorrência é feroz
- Facilita a vida ao seu chefe/superior
- Toma a iniciativa/sê proativo
- Dá provas de que és fiável, de que podem confiar em ti
- Evita as conversas de corredor e mexericos
- Surpreende e faz mais do que esperam de ti
- Concentra-te no essencial
- Tem ideias, arrisca e propõe coisas novas
- Segue as regras da empresa
- Mostra entusiasmo e encontra formas de te manteres motivado
- Quando estás no trabalho, trabalha. Dá tudo!
Para poder comentar deves entrar na tua conta