Atenção empresas: como manter a produtividade dos colaboradores a trabalhar a partir de casa?
Comentários: 0
Sucesso a trabalhar em casa? Estas 7 dicas ajudam a gerir equipas remotas
Photo by Austin Distel on Unsplash

Trabalhar a partir de casa – para quem pode e/ou consegue – é nos dias que correm uma ordem, por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas como liderar ou gerir uma equipa à distância, ou seja, de forma remota? Estas sete dicas podem ajudar nesta tarefa.

Em causa estão conselhos ou pequenos truques dados Jason Aten, colaborador na Inc., que abordou o tema do trabalho remoto de outra perspetiva, escreve a Human Resources. Toma nota:

1 – Ter registos diários
Se possível, o registo deve ser feito individualmente, todos os dias e frente a frente por vídeo, já que as conversas por telefone ou e-mail têm as suas limitações. A tecnologia é, portanto, uma grande aliada. O objetivo é definir as prioridades e dar feedback e recursos a todos os membros da equipa.

2 – Comunicação
É crucial comunicar com a equipa, o que nem sempre é fácil à distância, até porque pode haver a sensação de solidão. 

3 – Usar e abusar da tecnologia
Os gestores devem tentar manter a equipa interligada, e as ferramentas de comunicação são uma forma simples de manter todos envolvidos. O Microsoft Teams, por exemplo, é uma boa “ajuda”.

4 – Gestão de expetativas
Um truque: ajudar a equipa a perceber o que deve fazer e criar expetativas realistas para o seu trabalho. Organização é palavra de ordem, pessoal e profissional, e há que definir bem as tarefas a fazer  e as razões por detrás delas. Os gestores devem ajudar a equipa a compreender exatamente como irão quantificar o sucesso. 

5 – Concentração nos resultados, não na atividade
Não é possível gerir todos os aspetos do trabalho feito por uma equipa remota, nomeadamente quando esta está distribuída por diferentes locais. O foco não deve estar na atividade ou nas horas trabalhadas, mas sim nos resultados.

6 – Apetrechar as equipas
As equipas devem ter a tecnologia necessária para fazerem o seu trabalho. Os colaboradores/trabalhadores devem ter por exemplo, portáteis, software, aparelhos móveis ou até uma boa ligação à internet. 

7 – Flexibilidade
Atualmente, as pessoas que trabalham em equipa e remotamente têm muito em que pensar. Não é uma desculpa para não fazer as coisas, mas é uma razão para repensar o que significa realmente produtividade. Há que confiar nos membros da equipa e dar-lhes liberdade e flexibilidade para trabalharem no horário que mais os ajuda a serem produtivos. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta