Comentários: 0

A Comissão Europeia (CE) vai apoiar com 5,7 milhões de euros três projetos de inovação portugueses nas áreas das novas tecnologias e inteligência artificial. Em causa estão iniciativas das empresas RTP, Sakthi Portugal e VisionWare.

Ao todo, a CE vai apoiar 14 projetos europeus com 34 milhões de euros, financiados pelo programa de incentivo à inovação Horizonte 2020, escreve a Lusa, citando um comunicado de Bruxelas.

Todas as propostas europeias envolvem a participação de vários parceiros, incluindo pequenas e médias empresas, indústria, universidades e organizações sem fins lucrativos, e o seu financiamento visa estimular a produção e comercialização de produtos e serviços inovadores.

No caso da RTP, o projeto "Enhanceplayer", financiado em 2,4 milhões de euros, consiste numa "ferramenta de inteligência artificial que melhora a qualidade do vídeo e limita o tráfego de internet vinculado ao 'streaming' [tecnologia que envia informações multimédia através da transferência de dados] de vídeo".

Já o projeto "Scene" (2,2 milhões de euros), coordenado pela VisionWare, é uma plataforma móvel destinada a "aplicativos de cidades inteligentes na área da segurança".

Por fim, no caso das iniciativas nacionais, o projeto "DigiMat", da Sakthi Portugal, visa desenvolver "soluções inteligentes para materiais digitais na indústria automóvel" e será subsidiado com 1,1 milhões de euros.

De referir que a CE financia até três milhões de euros por projeto inovador.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade