Comentários: 0
Obras públicas: anunciados mais concursos que há um ano, mas contratos celebrados caem 28%
GTRES

No primeiro trimestre deste ano foram anunciados mais concursos de obras públicas que no período homólogo – num valor total de 383 milhões de euros, mais 27,7% que nos primeiros três meses de 2015 –, mas os contrato celebrados situaram-se em 181 milhões de euros, menos 28% face ao mesmo período do ano passado.

Segundo o barómetro das obras públicas, divulgado pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), “trata-se do 15º mês consecutivo em que se verifica uma variação homóloga negativa na contratação celebrada e registada”.

A entidade conclui que a divergência entre o volume total de anúncios de obras e o respetivo volume de contratos celebrados no âmbito de concursos públicos voltou a acentuar-se. “No primeiro trimestre do ano, o total de concursos promovidos é, assim, 4,5 vezes superior ao de contratos celebrados”, explica.

No que diz respeito aos contratos celebrados através de ajustes diretos, situam-se nos 81 milhões de euros, menos 3% em termos homólogos. “Os contratos celebrados em resultado de concursos públicos promovidos totalizam apenas 88 milhões de euros, ou seja, pouco menos de metade (46%) que o verificado no primeiro trimestre de 2015”, refere a AICCOPN. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta