A mão de obra, cujo preço vem vindo a subir, é a principal componente a encarecer o orçamento das obras novas.
Comentários: 0
Custo de construir casas novas disparou em três anos
INE

Os custos de construção de habitação nova em Portugal aumentaram 1,9% em agosto em termos homólogos, menos 0,3% que no mês anterior. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Em agosto, a variação homóloga estimada do ICCHN foi 1,9%, taxa inferior em 0,3 p.p. à observada em julho. No mês em análise, os preços dos materiais aumentaram 0,5% (0,6% no mês anterior). O custo da mão de obra aumentou 4,0%, menos 0,5 p.p. que em julho (...). O custo da mão de obra contribuiu com 1,6 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN. Já a componente dos materiais contribui com 0,3 p.p. para a variação total do índice”, lê-se no site do INE.

Em cadeia, a taxa de variação mensal do índice de custos de construção de habitação nova foi de -0,5% em agosto. Já o custo dos materiais registou uma variação de -0,2% e o custo da mão de obra de -1,0%.

“A componente de mão de obra contribuiu com -0,4 p.p. para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN. A contribuição da componente materiais foi de -0,1 p.p.”, conclui o INE.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade