Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

"Inovação, ambiente e pessoas": a estratégia da Foz Vintage para distinguir-se no mercado imobiliário

Promotora tem em curso vários projetos entre os quais o WTC Lisboa, o Alagoa Office & Retail Center, em Carcavelos e um emblemático edifício no Porto.

Empreendimento imobiliário
Vasco Fonseca, COO da Foz Vintage / Foz Vintage
Autor: Elisabete Soares (colaborador do idealista news)

World Trade Center, designado apenas por WTC Lisboa, é o projeto da Foz Vintage mais conhecido e também de maior dimensão. Contudo, o grupo promotor do Porto - com sede na Rua São João da Foz - tem também em fase final de reconstrução um edifício emblemático no coração da Invicta, com fachadas para a Avenida dos Aliados e Rua do Almada, e contrato de exploração já assinado com a Sonae Hospitality, para ser um ‘boutique’ hotel de cinco estrelas.

Em entrevista ao idealista/news, Vasco Fonseca, COO da Foz Vintage, conta que este é mais um dos projetos que representa os princípios da empresa em termos de qualidade, sendo que, neste caso, transformaram um hotel, inicialmente com quatro estrelas, numa unidade de cinco estrelas. 

O outro projeto da Foz Vintage é o Alagoa Office & Retail Center, em Carcavelos. Trata-se de um complexo de edifícios destinados a escritórios, comércio, restauração e hotelaria. Está inserido numa zona residencial, junto a uma das mais prestigiadas universidades de Lisboa, a Nova SBE. 

Em que fase se encontra a construção do hotel nos Aliados?  

A obra do hotel nos Aliados é desenvolvida pela Foz Vintage e explorada pela Sonae Hospitality. Este novo edifício preserva as fachadas, que representam o charme dos anos 30, potenciando a zona onde se encontra inserido e, ao mesmo tempo, vai trazer conforto e a qualidade aos futuros ocupantes. A sua entrega está prevista para depois do verão, estando, neste momento, em fase de acabamentos.  

É um ‘boutique’ hotel de cinco estrelas, com capacidade para 68 quartos, que apresenta características arquitetónicas muito singulares. Situa-se numa das mais emblemáticas zonas da cidade do Porto, com uma frente para a Avenida dos Aliados e outra para a Rua do Almada.  

A obra do hotel nos Aliados é desenvolvida pela Foz Vintage e explorada pela Sonae Hospitality. É mais um dos projetos que representa os nossos princípios em termos de qualidade, conseguindo, neste caso, pelo investimento em opções diferenciadoras.

Este hotel, com a traça ao estilo da sua época original, mas com mais sofisticação, vai proporcionar aos seus utilizadores um ambiente totalmente renovado, inovador, que alia o bem-estar e o lazer. 

Aplicando as melhores tecnologias e materiais do mercado, a obra do hotel nos Aliados tira partido da luz natural existente, tornando-se num edifício moderno e elegante. 

Hotel no Porto
Hotel nos Aliados, Porto. / Foz Vintage

Este é mais um dos projetos que representa os princípios da Foz Vintage, em termos de qualidade, conseguindo, neste caso, pelo investimento em opções diferenciadoras, transformar este projeto, inicialmente com quatro estrelas, num hotel de cinco estrelas. 

A Foz Vintage está a desenvolver o Alagoa Office & Retail Center. Em que fase de desenvolvimento se encontra? 

O Alagoa Office & Retail Center é um complexo de edifícios destinados a escritórios, comércio, restauração e hotelaria. Está inserido numa zona residencial, junto a uma das mais prestigiadas universidades de Lisboa, a Nova SBE, e vem reconverter uma zona industrial desocupada e degradada numa área de valor acrescentado. 

Qual a situação em termos de construção e comercialização? 

Este projeto contempla cinco edifícios de escritórios e está em fase de execução. Tem dois edifícios de escritórios já construídos nesta altura, com uma ocupação de 50%. Um destes edifícios de escritórios é hoje a sede do Santander Consumer. 

Edifício de escritórios
Alagoa Office & Retail Center, em Carcavelos. / Foz Vintage

Tem também um aparthotel com 140 apartamentos e um ‘retail center’. Também aqui, no caso do comércio e restauração, tem 90% colocado, prevendo-se a conclusão do projeto, já com várias valências prontas, em setembro de 2021. 

O Alagoa Office & Retail Center pretender levar mais vida a uma zona que precisava de uma mudança, conferindo-lhe um ambiente distinto, mais moderno e elegante. 

O Alagoa Office & Retail Center é um complexo de edifícios destinados a escritórios, comércio, restauração e hotelaria. Está inserido numa zona residencial, junto a uma das mais prestigiadas universidades de Lisboa, a Nova SBE, e vem reconverter uma zona industrial desocupada e degradada numa área de valor acrescentado. 

O World Trade Center está em fase avançada de construção. Qual é a situação em termos de comercialização das diferentes componentes? 

O WTC Lisboa está neste momento na fase de acabamentos e execução de fachadas, tendo a conclusão prevista no final deste ano.  Este projeto tem quatro lotes de edifícios, todos eles orientados para a visão e conceito que todo o projeto deve respeitar.  

Os lotes três e quatro estão 100% colocados, o lote dois apresenta 50% de colocação e o lote um está ainda disponível, não estando atualmente ainda em comercialização. 

O WTC Lisboa vai para além dos escritórios, do espaço para ‘retail’, restauração ou de hotelaria. Pretende-se criar, acima de tudo, um ecossistema próprio neste espaço, que motive um espírito de comunidade capaz de refletir os princípios que defendemos como a inovação, a sustentabilidade, o bem-estar e a felicidade das pessoas. 

Projeto imobiliário
WTC Lisboa / Foz Vintage

Queremos que o WTC Lisboa seja percecionado como um local-experiência, com um ‘lifestyle’ próprio e um espírito de pertença, que outros espaços e projetos não têm.  

Somos também pioneiros em Portugal ao adquirir as duas certificações de excelência Leed Gold e Well Gold com este projeto. A certificação Leed Gold refere-se à qualidade do edifício propriamente dito, a Well Gold relaciona-se com o bem-estar das pessoas.  

São bastante recentes estas certificações e há, ainda, poucas dezenas de edifícios no mundo que têm as duas certificações. É este tipo de distinção que procuramos dar aos nossos projetos, confirmando que a qualidade, o ambiente e as pessoas são, de facto, uma prioridade para a Foz Vintage. 

O WTC Lisboa vai para além dos escritórios, do espaço para ‘retail’, restauração ou de hotelaria. Pretende-se criar, acima de tudo, um ecossistema próprio neste espaço, que motive um espírito de comunidade capaz de refletir os princípios que defendemos como a inovação, a sustentabilidade, o bem-estar e a felicidade das pessoas. 

Qual é neste momento a situação dos projetos The Arc Carris e Foz Luxury Apartments?  

Os projetos The Arc Carris e o Foz Luxury Apartments estão já concluídos.  

O maior projeto em desenvolvimento é, atualmente, o WTC Lisboa, que representa um investimento total de 120 milhões de euros.  

Relativamente aos projetos Foz Vintage, ainda em desenvolvimento, com diferentes tipos – comércio, retalho ou hotelaria – e diferentes dimensões, representam, à data, um total de cerca de 200 mil metros quadrados.  

Os projetos The Arc Carris e o Foz Luxury Apartments estão já concluídos.  

Em comum estes projetos têm a materialização da visão da Foz Vintage, no que respeita à construção de obras emblemáticas e de elevada qualidade. Cada projeto é, cuidadosamente, planeado e pensado para investir e responder aos pressupostos estratégicos que nos definem. São eles, a inovação, o ambiente e as pessoas. É com esta orientação que procuramos fazer a diferença no mercado, em todos os nossos projetos.