De “buraco negro” a “pulmão” no Porto: Parque Urbano da Lapa ganha vida

Parceria entre a Câmara e o grupo Mercan Properties irá dotar o centro da cidade de mais 1,7 hectares de área verde.
Parque Urbano da Lapa está a nascer no Porto
Imagem retirada do Youtube

O Parque Urbano da Lapa, cuja construção resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto (CMP) e o grupo hoteleiro canadiano Mercan Properties, irá dotar o centro da cidade de mais 1,7 hectares de área verde e deverá estar pronto no verão. No local que foi apelidado pelo presidente da autarquia, Rui Moreira, como sendo “um buraco negro" vai agora nascer “um novo pulmão de um Porto mais verde”, adianta o município.

“Começou [no local] por se erguer o hotel, depois foram reabilitadas as ruas de Cervantes e Alves Redol. Agora, é tempo de pintar a zona de verde, numa resposta ao ‘desenvolvimento integrado’ desejado pela população para aquela zona da Lapa”, refere a CMP numa nota publicada na sua página oficial

Publicidade

“Estas são as parcerias que fazem com que as cidades possam evoluir e crescer”, referiu Rui Moreira, a propósito do acordado com a Mercan Properties: o grupo hoteleiro canadiano adquiriu os terrenos e neles vai construir 1,7 hectares de parque urbano, um espaço para a fruição das pessoas e para a qualidade de vida.

De referir que a construção do parque resulta do acordo estabelecido entre o município e a Mercan Properties, no âmbito de um processo de licenciamento para um novo hotel.

Segundo Rui Moreira, está em causa “a última zona do centro do Porto onde se podia construir um parque”. “Não há mais espaços desta natureza, com esta dimensão”, salientou.

O autarca frisou que “a contrapartida” para o projeto avançar foi permitir “a construção do hotel, aproveitando, assim, aquilo que era uma inexistência”. “Este é um esforço conjunto, só possível através de parcerias público-privadas”, sustentou. 

Duas ruas requalificadas

O acordo estabelecido entre a CMP e a Mercan Properties estipulou ainda a intervenção do grupo privado na requalificação das ruas de Cervantes e de Alves Redol, que estão abertas ao trânsito desde março. O grupo hoteleiro deverá investir cerca de três milhões de euros no Parque Urbano da Lapa, a que acresce um milhão de euros já investido na requalificação das duas artérias.

Do lado da Mercan Properties, o presidente Jordi Vilanova sublinhou que este projeto “exemplifica como a colaboração entre o setor público e o privado pode dar frutos significativos para a comunidade”.

“O Parque Urbano da Lapa é um símbolo de renovação e otimismo. Localizado no coração do Porto, não só embeleza a cidade como também oferece um pulmão verde, um refúgio natural para os cidadãos”, disse, salientando que se assistiu, nos últimos anos, “a uma transformação notável do Porto com a expansão e requalificação dos espaços verdes”. 

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.