Descobre por que razão é vantajoso investir em construções em aço leve. Este modelo construtivo encanta os especialistas.
Comentários: 0
construção em aço leve
Wikimedia Commons | Steelman

Existem diferentes métodos de edificação de casas. No entanto, a construção em LSF (Light Steel Frame) tem conquistado uma boa parte dos especialistas. O recurso a este material, que recorre também a chapas de aço galvanizado revestidas como elemento principal de construção, permite que se apresente uma boa alternativa ao betão e ao ferro

Este material, igualmente designado como estrutura em aço leve, permite que a construção possa usufruir de um modelo inovador. Pode ser de baixa espessura, mas prima pela leveza e pela resistência. A construção apresenta menos peso, porque possibilita a não utilização da argamassa. 

Por isso, não é incomum vê-lo como modelo escolhido para a construção de diversas obras emblemáticas, sendo possível confirmar a construção em aço leve em obras comerciais, edifícios, armazéns, escolas, hospitais, lojas, restaurantes, hotéis, residências, fachadas e coberturas. 

Fica a conhecer tudo o que precisas de saber sobre este material, nomeadamente as suas diversas vantagens.

O que é o Sistema Light Steel Framing?

Este sistema construtivo industrializado designado Light Steel Framing teve origem nos EUA. No entanto, dada as suas características, a sua utilização tem sido realizada um pouco por todo o mundo. 

A construção em aço leve tem sido amplamente usada em países como Canadá, Austrália e Japão, além de estar muito presente na América do Sul, África do Sul e em muitos países europeus. O mercado da construção civil em Portugal, por exemplo, tem recorrido frequentemente a este modelo. 

Características

Este sistema é caracterizado por uma estrutura leve composta por perfis de aço zincado. Estes materiais trabalham em conjunto para a sustentação da construção. Desta forma, o sistema Light Steel Framing permite apresentar uma estrutura que pode ainda ser complementada com placas OSB ou placas cimenticias, aparafusadas aos perfis da estrutura, diretamente.

Apesar deste sistema conseguir criar edificações com um aspeto final igual ao da construção convencional, o Sistema Light Steel Framing permite integrar mais facilmente tecnologia, resistência e sustentabilidade. 

Além disso, este modelo consegue dar resposta a qualquer necessidade arquitetónica, podendo ser empregue em vários tipos de edificações. Devido ao facto do Sistema Light Steel Framing se caracterizar por ser um sistema de baixo peso, ele é amplamente utilizado na reabilitação de edifícios.

Construção aço leve
Wikimedia commons

Utilização do Sistema Light Steel Framing

Este modelo possibilita criar diversos tipos de obras, sendo usado em habitações, por exemplo. A resistência elevada e a espessura reduzida permitem o desenvolvimento de diversas estruturas habitacionais com maior rapidez e com custos inferiores.

Além de garantir conforto e segurança com isolamento térmico, acústico e resistência (sísmica e ao fogo), o aço leve pode ser usado em reabilitações, remodelações, ampliações. 

Devido à leveza dos seus componentes, este método revela-se perfeito para remodelações e reabilitações de edifícios históricos, porque apresenta elementos pouco agressivos para este tipo de estruturas.  

Esta técnica até pode ser usada sempre que for necessário aliviar ou atenuar a carga total de uma determinada estrutura. Desta forma, há diversas obras onde se pode recorrer ao Light Steel Framing.

Este sistema permite fazer construções de raiz com linhas modernas e materiais de qualidade superior sem prejudicar o ambiente.

Fundação e estrutura com LSF

Este modelo apresenta um peso muito inferior, quando se compara com a construção convencional de alvenaria. A construção em Light Steel Framing reduz as cargas na fundação consideravelmente, gerando economia nessa etapa da obra (até 70%). Geralmente, a laje térrea, em betão armado ou pré-esforçado, é a solução aplicável.

A estrutura das construções neste material é composta por perfis de aço leve zincado tipo U e C, calculados, projetados e fabricados com controlo técnico rigoroso. 

Cada peça da estrutura montada pode ser fabricada nas dimensões pretendidas, havendo rigor e precisão que permite encaixes e cortes destinados a atender a cada obra, o que permite eliminar o desperdício deste material e aumentar a eficiência da montagem, que se realiza de forma mais célere. 

Revestimentos com LSF

O revestimento da estrutura em aço leve é realizado com placas de madeira estrutural OSB, aparafusadas aos perfis da estrutura, diretamente.

Isolamentos com LSF

Com o propósito de melhorar o desempenho térmico e acústico das paredes do edifício, usam-se mantas de lã mineral em dupla camada no interior das paredes e tetos. 

As paredes são posteriormente revestidas da seguinte forma:

  • Pelo interior com placa de gesso cartonado, sendo este de características hidrófugas em zonas húmidas;
  • Pelo exterior com isolamento térmico (tipo “capoto”).

Instalações técnicas com LSF

Neste sistema em aço leve, as instalações técnicas são projetadas e executadas no seguimento dos mesmos princípios e materiais usados na construção convencional. No entanto, o sistema LSF revela maior facilidade de instalação superior em comparação com os sistemas tradicionais.

Acabamentos com LSF

Este modelo também potencia uma grande variedade de acabamentos. O aço leve permite uma versatilidade arquitetónica incrível. A construção neste material é realizada por elementos de alta qualidade, o que permite assegurar conforto, durabilidade e segurança. 

Desta forma, a obra final com este sistema permite apresentar edificações com um aspeto final igual ao da construção convencional. 

casa em aço
Wikimedia commons

Vantagens e benefícios de recorrer ao LSF

O LSF é um material com vários pontos positivos, no que respeita à construção.

Rapidez na construção

O prazo de construção é mais curto e menos imprevisível. A estrutura em aço é mais leve do que a tradicional. Por isso, o LSF permite um manuseio mais fácil. Como o aço não requer tempo de espera para a cura do betão, o processo é mais célere. Segundo os especialistas, o processo expedito de construção em sistema LSF permite reduzir o prazo de execução da obra em 50% (sensivelmente).

Economia

Devido às suas características, os gastos com mão-de-obra e transporte de materiais são inferiores. Há maior estabilidade de preços, existindo melhor relação custo/benefício;

Excelente para a reabilitação: estes materiais são menos agressivos e implicam menor produção de entulho e desperdício.

Versatilidade

O sistema em LSF (Ligt Steel Framing) apresenta maior liberdade arquitetónica em comparação com outros métodos de construção. Este modelo distingue-se pela versatilidade quando se compara com o sistema construtivo convencional. Com o modelo LSF, pode acrescentar um anexo ou aumento à sua habitação, de forma limpa e rápida, evitando incómodos inerentes aos sistemas construtivos convencionais.

Sustentabilidade

O uso de materiais recicláveis, o fabrico e montagem com menor emissão de CO2 e a redução da utilização de água fazem com que este modelo defenda uma construção sustentável. Fruto das suas características, há um desperdício de materiais bastante reduzido. Neste modelo LSF, praticamente não há sobras de material, nem desperdícios. Existe uma elevada percentagem de reaproveitamento/reciclagem dos materiais empregues.

Isolamento acústico e térmico

A arquitetura com este modelo confere às construções um nível de isolamento térmico e acústico elevados. Este modelo permite o isolamento em aço leve pelo exterior e lã mineral e gesso cartonado pelo interior. Por isso, esta opção de construção contribui positivamente para a poupança energética.

Resistência ao fogo

O material incombustível nas paredes e tetos contribui para uma maior segurança, porque garante uma elevada performance de resistência ao fogo.

Resistência sísmica

Este sistema construtivo é bastante inovador. O aço permite uma estrutura com grande capacidade de absorção de energia que consegue torcer sem quebrar. Por se tratar de um sistema de baixo peso e com excelente comportamento anti-sísmico, o LSF confere a robustez necessária para garantir segurança.

Durabilidade

O LSF requer uma fraca manutenção, apresenta maior resistência a fungos e bolores e não apodrece, nem racha.

Longevidade

A estrutura de aço leve revela-se bastante resistente, sendo até melhor do que qualquer outro método construtivo. O sistema LSF apresenta uma vida útil de várias centenas de anos. 

estrutura em aço
Wikimedia Commons | celalettin macit

Desvantagens e limitações das construções em LSF

Apesar de se reconhecer que a construção LSF é um método muito vantajoso, ele também apresenta algumas limitações.

Instabilidade

Este modelo não é o mais indicado para edifícios muito altos. Geralmente, a LSF é aplicada na construção de habitações com um ou dois pisos, para cave e sótão visitável. A LSF não é a opção mais indicada para a construção de edifícios muito altos, pois a sua utilização pode comprometer a estabilidade da estrutura. 

No entanto, há soluções para usar o material em edifícios mais altos, tais como recorrer à inclusão de elementos pontuais com maior rigidez para assegurar maior estabilidade da estrutura.

Fraca inércia térmica

Este modelo implica o recurso a soluções especiais para contornar uma fraca inércia térmica, isto é, a capacidade do edifício em enfrentar as variações de temperatura no seu interior.

Distribuição de forças

Para que se assegure a perfeita resistência, é conveniente avaliar a distribuição das forças na estrutura do edifício.

Caixilharia e vidros

Este modelo obriga ao uso de uma caixilharia e de vidros mais eficientes.

Vãos

A abertura de vãos pode ter de ser limitada, se isso colocar em causa a distribuição de forças pela estrutura do edifício. A resistência (de uma construção em aço leve) a um sismo é diretamente proporcional à área de perfis montantes não interrompidos.

No entanto, também para este impedimento há soluções que os engenheiros conhecem perfeitamente.

Resistência à mudança

Este modelo também enfrenta a resistência à mudança que é comum a todas as novidades que, em diversas áreas, passam por esta fase.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta