
A empresa global de investimento e gestão imobiliária Hines acaba de anunciar que selecionou a construtora portuguesa Garcia Garcia para a obra da sua primeira residência de estudantes em Portugal.
Trata-se de uma residência localizada em Asprela, o maior polo académico da cidade do Porto, que acolhe mais de 43 mil estudantes. Com este projeto, a construtora nacional especializada no ‘design and build’ de edifícios industriais, logísticos, residenciais e comerciais, volta a apostar no setor ‘hospitality’.
A nova residência de estudantes tem abertura prevista antes do início do ano letivo 2026/2027 e conta com uma área de construção total de 19.259 metros quadrados (m2). O edifício vai contar com 573 camas, distribuídas por diferentes tipologias, e os estudantes terão também à sua disposição diversas áreas comuns como ginásio, salas de estudo e reuniões, lounge social e sala de convívio, cinema, lavandaria, court polidesportivo, estacionamento e jardins exteriores.
Os pilares do sucesso: localização e sustentabilidade
Este projeto, que será a residência para estudantes com a maior área exterior recreativa da cidade do Porto, prima pela localização privilegiada, uma vez que dispõe, a uma curta distância, de várias opções de transportes públicos como o metro, além de ter um fácil acesso à Via de Cintura Interna.
Muito próximas desta residência estão as faculdades de Medicina, Economia, Engenharia, Ciências da Nutrição e Alimentação, Desporto, Medicina Dentária, a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto, a Universidade Portucalense e a Universidade Fernando Pessoa.
O compromisso com a sustentabilidade não foi esquecido neste projeto, uma vez que foi desenvolvido segundo rigorosos critérios sustentáveis com o objetivo de alcançar as certificações BREEAM Excellent e WELL Gold.
Primeiro investimento da Hines em Portugal no setor PBSA
A nova residência de estudantes no Porto marca a entrada da Hines no mercado imobiliário português, sendo o seu primeiro investimento no setor de Purpose-Built Student Accommodation (PBSA). A aparto, plataforma internacional da Hines especializada em alojamento para estudantes, será a responsável pela operação.
A aquisição foi feita através do fundo Hines European Property Partners (HEPP) e marca o início da presença da aparto em Portugal, depois de já operar em mercados como o Reino Unido, Irlanda, Itália e Espanha.
Quanto à construtora nacional Garcia Garcia, esta conta já com várias construções de residências universitárias, como as da Milestone, no Porto e em Cascais, e a residência universitária promovida pelo grupo belga Promiris (Porto). Com este novo projeto para a Hines, a Garcia Garcia reforça a sua presença no setor do ‘hospitality’, algo que tem sido uma aposta nos últimos anos.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta