É na Rua das Pretas, em pleno centro de Lisboa, que nasce o By Liberdade, um projeto de reabilitação urbana que incidiu sobre um conjunto arquitetónico que foi ampliado e alterado para unificar dois edifícios históricos (nº 33–37 e 41–47).
O principal objetivo do atelier Contacto Atlântico, responsável pelo projeto, foi recuperar a traça original, dotando os edifícios de infraestruturas modernas. Desta forma, a volumetria existente foi integralmente respeitada e foram criadas claraboias, instalaram-se elevadores, substituíram-se os elementos construtivos que estavam em mau estado e modernizaram-se as infraestruturas.
Inserido numa área de construção de 1134,79 metros quadrados (m2) e uma área de implantação de 292,90 m2, o By Liberdade destaca-se pelas suas fachadas, onde foram repostos os vãos do piso térreo de acordo com o traçado histórico. As extremidades das portas foram recuperadas e as caixilharias e vidros atualizados, respeitando os critérios de segurança e durabilidade.
Há que destacar a preservação do revestimento em azulejo Viúva Lamego azul-claro, no edifício 33-37, assim como a preservação do redesenho dos vãos e das varandas, além das fachadas em cantaria, as paredes de alvenaria de pedra e os dois núcleos de escadas.
As frentes no rés-do-chão são agora um espaço comercial contínuo, após ter sido melhorada a ligação ao passeio e os respetivos acessos. O piso térreo privilegiou áreas em open space, enquanto se mantiveram independentes as entradas dos pisos superiores e a organização das habitações em apenas um fogo por piso.
Já nos interiores foram apenas reabilitadas as divisórias não estruturais, conservando-se escadas e átrios de entrada e acrescentando-se um elevador, de modo a garantir acessibilidade.
Em comunicado, André Caiado, fundador da Contacto Atlântico em 1996, destaca o “orgulho” da empresa em assinar este projeto, “contribuindo para recuperar a cidade, devolvendo-lhe beleza e identidade histórica”, referindo-se ao By Liberdade como “mais um exemplo de como a reabilitação urbana pode beneficiar muitíssimo a nossa capital”.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta