
a produção na construção caiu 18,2% em setembro, quando comparativamente com o mesmo mês do ano passado. trata-se de uma quada ainda maior face à verificado em agosto, mês em que a produção registou um recuou homólogo de 17,1%. “a redução homóloga do índice de produção da construção resultou das variações mais negativas dos [índices] dos segmentos da construção de edifícios e engenharia civil, respectivamente", justificou o instituto nacional de estatística
Grupo Lusiaves expande portefólio e compra empresa de betão
O grupo Lusiaves, tradicionalmente focado na produção avícola, alargou recentemente a sua presença no setor industrial com a aquisição da Soplacas, uma empresa de betão com mais de 50 anos, sediada em São Domingos de Rana, Cascais. A operação visa criar sinergias entre esta empresa e a Sirolis, também do grupo, ampliando a produção e diversificando a gama de produtos, incluindo reservatórios pré-fabricados, pavimentos decorativos e soluções para ETAR e instalações de biogás.
Câmara de Guimarães levada a tribunal por processo com terrenos
A empresa Lotesul – Empreendimentos Imobiliários avançou com uma ação contra a Câmara de Guimarães, alegando que o município não cumpriu um acordo de cedência de terrenos, inviabilizando a construção de uma urbanização. A situação prende-se com a alteração do traçado de uma estrada aberta em 2011 entre Selho São Jorge e Selho São Cristóvão.
AdC dá ‘luz verde’ à parceria Vanguardeagle e ABNSouza no imobiliário
A Autoridade da Concorrência (AdC) deu ‘luz verde’ à criação de uma empresa comum pelas sociedades Vanguardeagle e ABNSouza, que gere a marca Century21, para explorar a franquia Corcoran, informou dia 28 de agosto de 2025 a AdC. A operação de concentração consiste na criação de uma empresa-comum pelas Vanguardeagle – Asset Management, Lda. e ABNSouza Investimentos, S.A. que se dedicará à prestação de serviços imobiliários através da exploração da franquia Corcoran em Por
Empresa tecnológica instala-se na antiga fábrica de cerveja em Coimbra
A empresa tecnológica Present Technologies vai investir “vários milhões” para reabilitar o edifício que albergou a primeira fábrica de cerveja de Coimbra, na avenida Emídio Navarro, que passará a ser a sua nova sede. A empresa, que celebra 25 anos de existência, comprou o edifício há cerca de três anos, onde foi inicialmente instalada a primeira fábrica da Companhia de Cervejas de Coimbra, que mais tarde viria a mudar a sua produção para a zona da Pedrulha.
Construtora Grão-Pará comunica insolvência ao mercado
A Imobiliária Construtora Grão-Pará, S.A., uma histórica empresa portuguesa do setor imobiliário, formalizou, no dia 22 de agosto de 2025, o seu pedido de insolvência junto do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, Juízo de Comércio. A decisão surgiu após a empresa ter acumulado resultados negativos, nos últimos 15 anos.
Nvidia ultrapassa gigantes e torna-se a empresa mais valiosa em 2025
A Nvidia atingiu um novo marco histórico ao tornar-se, em 2025, a empresa mais valiosa do mundo, ultrapassando pela primeira vez gigantes tecnológicas como a Microsoft e a Apple. De acordo com dados da CompaniesMarketCap.com, a capitalização bolsista da Nvidia ascende a 4,2 biliões de dólares (3,82 biliões de euros), impulsionada pelo crescimento da inteligência artificial generativa e pela forte procura dos seus chips para centros de dados.
Siemens analisa venda e arrendamento da sede em Alfragide
A Siemens está a negociar, em exclusivo, com a gestora de fundos de investimento imobiliário Square Asset Management a venda e posterior arrendamento (“sale & leaseback”) do complexo de edifícios que possui em Alfragide, na Amadora. A gigante alemã confirmou que está a considerar esta operação, mas acordou com a Square que os detalhes financeiros e contratuais não serão divulgados até ao fecho do processo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta