Comentários: 0
BES vende banco de Miami por 9,1 milhões

O BES vai vender o Espírito Santo Bank (ES Bank), em Miami, por 10 milhões de dólares (9,1 milhões de euros). O comprador será o grupo venezuelano Benacerraf, com experiência no setor bancário e presente nos EUA.

Segundo Luís Máximo dos Santos, escolhido pelo Banco de Portugal (BdP) para presidir ao conselho de administração do BES após a intervenção no banco a 3 de agosto, “a venda do banco era um dos grandes objetivos da atual administração, pois a liquidação não só não deixaria qualquer valor para o BES como teria custos adicionais para o sistema financeiro português”.

Citado pelo Expresso, o responsável adiantou, no entanto, que “a venda tem ainda de ser aprovada pelas autoridades regulatórias dos EUA, a nível estadual e federal, pelo que a transferência da propriedade e o encaixe da operação não se concretizam já”. A publicação escreve que o BdP não se irá opor à operação, pelo que o negócio poderá avançar sem quaisquer problemas.

Luís Máximo dos Santos revelou que este processo “foi difícil” e que em agosto, logo após a medida de resolução ao BES, as autoridades regulatórias dos EUA determinaram que a administração do ES Bank Miami apresentasse um plano de venda do banco e outro de liquidação: “Tivemos de demover as autoridades americanas de que a liquidação imediata era injustificada e, ultrapassada essa barreira, organizámos um processo de venda competitivo, aberto e transparente, com a gestão do banco e as autoridades regulatórias, que agora terá chegado ao fim”. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta