
A Sonae Sierra, gestora de centros comerciais, está em vias de arrancar com as obras de expansão do NorteShopping, em Matosinhos. O projeto de investimento, na ordem dos 43,5 milhões de euros, visa acrescentar 20 mil metros quadrados na zona sul do empreendimento e gerar 700 postos de trabalho no maior shopping da zona Norte do país.
Os trabalhos de intervenção deverão estar concluídos em 2018, sendo que numa primeira etapa serão realizadas as obras associadas ao estacionamento e, de seguida, na área comercial.
A fase de construção deverá decorrer "durante 18 meses, antevendo-se a necessidade de recorrer a trabalho nocturno e ao fim-de-semana", lê-se no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do projecto, que está disponível para consulta pública e citado pelo Jornal de Negócios.
A área de construção acima do solo aumentará 21.417 metros quadrados, que correspondem a 16.990 metros quadrados de expansão do "shopping" e a 4.427 metros quadrados no seu interior. Já a área de implantação dos edifícios passará de 36.400 para 44.400 metros quadrados.
O projecto prevê também a expansão do estacionamento, em três pisos abaixo da atual soleira e na cobertura do edifício ampliado. Em causa está um aumento da área de parque automóvel em cerca de 18.600 metros quadrados, que acrescentará 745 lugares de estacionamento (total de 4.940).
O diário escreve ainda que, quando área de expansão entrar em exploração, o Norteshopping deverá aumentar o efectivo de trabalhadores "na ordem dos 25% a 30%", prevendo a criação de 700 postos de trabalho diretos e de 1.200 indiretos, avança o EIA. Atualmente, o centro comercial da Sonae Sierra "emprega 2.800 funcionários e, indiretamente, contribui para quatro mil postos de trabalho".
A viabilização da expansão do Norteshopping, tal como conta o jornal, foi conseguida através de um acordo entre a Câmara de Matosinhos e a Sonae Sierra, que determinou a permuta de terrenos entre as duas partes, com a empresa a ficar com o terreno municipal que dará lugar à área de ampliação do centro comercial, cedendo à autarquia, como contrapartida, dois lotes de terrenos próximos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta