Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Empresa Azores Parque vende terrenos em Ponta Delgada para pagar dívida

Autor: Redação

A empresa municipal açoriana Azores Parque quer vender terrenos que tem disponíveis na zona do parque empresarial situado nas Murtas, em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel. Em causa está um terreno com 450.000 m2 e a venda ajudará a fazer face a um passivo bancário de cerca de 10 milhões de euros.

Segundo o Açoriano Oriental, a Azores Parque está em negociações com três empresários para que seja formalizada em setembro a alienação de quatro lotes, à volta de 15.000 m2, para a instalação de indústria e serviços na parte norte do Retail Park. O objetivo é prosseguir nesta senda, apesar dos problemas colocados pela banca para financiar a infraestruturação daqueles terrenos, entraves que afetam os setores da construção civil e imobiliário.

“Nesta fase, com vista a tornear essa situação, estamos a proceder à venda de terrenos que são urbanos, mas não estão infraestruturados e já temos alguns interessados”, disse o responsável pela gestão da sociedade anónima, Hélder Fialho, citado pela publicação.

De referir que a Azores Parque é uma empresa de capitais maioritariamente públicos pertencente à Câmara Municipal de Ponta Delgada e que as dificuldades vão além da difícil concessão de crédito por parte da banca. Isto porque há que ter em conta o cumprimento do Plano Diretor Municipal de Ponta Delgada, que obriga à constituição de unidades de execução. Ou seja, quem adquirir ali um lote tem de fazer convergir o seu projeto com os dos lotes contíguos, sob a coordenação da empresa municipal.

Temos atualmente disponíveis em terrenos 450.000 m2 para infraestruturar e vamos alienar nesta fase, em princípio, 15.000 m2, uma pequena parte da área global que é para alienar”, explicou Hélder Fialho.