Comentários: 0
Mota-Engil entra na Nigéria como parceira da Shoreline
Anthony Ginsbrook/Unsplash

A Mota-Engil e o grupo nigeriano Shoreline celebraram esta terça-feira (10 de julho) - durante a Conferência EurAfrican, que decorreu no Centro de Congressos do Estoril - um acordo para a constituição de uma "joint venture" para operar naquele país africano, anunciou a construtora portuguesa. 

"A 'joint venture' terá a designação Mota-Engil Nigeria Limited e será detida a 51% pela Mota-Engil Africa e 49% pela Shoreline, um grupo económico com relevante presença neste mercado africano", adianta a Mota-Engil em comunicado, salientando que o presidente da empresa será o Emir de Kano.

"A Mota-Engil Nigéria terá como foco da sua atividade a execução de contratos de construção, ambicionando tornar-se um operador de referência neste setor, tendo por objetivo concorrer aos principais concursos de infraestruturas e construção a ocorrer nos próximos anos na Nigéria", lê-se no documento.

Segundo é referido, os acionistas da Mota-Engil Nigéria Limited pretendem "diversificar investimentos e, assim, fortalecer e desenvolver as relações existentes com os seus parceiros e clientes, procurando potenciar as suas forças combinadas em outras áreas de negócio como a gestão e tratamento de resíduos, podendo assim alavancar o conhecimento e experiência e maximizar o potencial da empresa".

Para Manuel Mota, CEO da Mota-Engil Africa, o acordo surge após "vários meses de conversações entre as empresas" e pretende-se que este seja "um relacionamento frutífero", sendo a Nigéria um "mercado com uma preponderância determinante no desenvolvimento do continente africano, tal é a relevância" da economia do país. 

Já Kola Karim, fundador e CEO da Shoreline Group, disse estar muito satisfeito e entusiasmado com esta parceria, até porque a "Mota-Engil é um construtor e operador de infraestruturas e industrias associadas de nível mundial".

De referir que a Mota-Engil está presente em 28 países, sendo líder em Portugal e uma das 30 maiores construtoras europeias. Em África, já atua em 14 países, contando com uma carteira de encomendas de mais de 2,5 mil milhões de euros, tendo, em 2017, atingido uma faturação de 860 milhões de euros.

A Shoreline Group é um conglomerado africano com base na Nigéria, com investimentos diversificados e significativos na indústria de Oil & Gas, Energia, Engenharia e Construção, Telecomunicações e Trading, sendo um dos principais grupos económicos na Nigéria e com investimentos em outros países africanos, europeus e asiáticos. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade