Comentários: 0

A MELOM, que se assume como líder em remodelação de imóveis em Portugal, está a apostar forte no negócio da reabilitação de casas também em Espanha. Atualmente está instalada em Madrid, onde já tem 12 unidades a funcionar, e pretende chegar às 50 unidades franchisadas até final deste ano. 

“Em apenas poucos meses de operação, a empresa portuguesa aponta para continuar a crescer no país vizinho, em direção a regiões como Catalunha e Canárias, estimando alcançar as 200 unidades franchisadas em apenas cinco anos. Na capital, a previsão aponta para uma faturação de 50 milhões de euros até 2022”, refere a MELOM em comunicado.

Segundo a empresa, “o modelo é único em Espanha e o plano de internacionalização passa pela associação estratégica a pequenas e médias empresas de reconstrução imobiliária, com o objetivo de se tornar líder de mercado até 2020”. 

Para João Carvalho, diretor geral da MELOM, “o mercado de obras e reabilitação português está ao rubro”, tendo a empresa detetado que “existe uma enorme necessidade de profissionalizar o setor na Europa, tal como aconteceu em Portugal há sete anos”, quando começou a funcionar. 

“Temos hoje o ‘know-how’ para levar o conceito para outras partes da Europa e Espanha é o primeiro desafio: o mercado espanhol ainda não se profissionalizou estando as obras em casa a cargo de empresas ou empresários pouco qualificados, sem quaisquer garantias de qualidade e serviço ao cliente. Existe também (...) muita falta de mão de obra profissional. Por outro lado, uma diferença do nosso mercado para o mercado espanhol é a segmentação dentro do próprio setor, onde existe realmente a distinção entre projeto de arquiteto e execução. Normalmente uma empresa que faz um serviço não executa outro”, explica.

A empresa adianta que o seu plano de expansão passa inicialmente por Madrid e depois pelas restantes cidades espanholas, havendo a possibilidade, posteriormente, de “entrar” noutros países.

Apesar do modelo de franchising da MELOM Madrid ser muito idêntico ao de Portugal, há na capital espanhola duas modalidades de franquia: ““Obras’ e ‘Reformas’. As unidades MELOM Obras são destinadas a grandes obras e construção de raiz enquanto as unidades MELOM Reformas são unidades para pequenas obras e instalações”, conta a empresa.

De referir que em 2017 a MELOM (juntamente com a Querido Mudei a Casa Obras, especializada em obras mais pequenas) registou um volume de negócios de 27.703 milhões de euros, mais 56% na faturação face ao ano anterior.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta