Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Retail parks resistem à pandemia: há mais nove projetos à vista para Portugal

Promotores atentos a este formato comercial. Há neste momento quatro projetos em construção e outros cinco em comercialização, que deverão iniciar as obras em breve.

Há mais nove projetos de retail parks para Portugal
Photo by Anastasia Shuraeva from Pexels
Autor: Redação

Têm grande dimensão, várias lojas, e apresentam grandes facilidades de estacionamento. Os retail parks deram provas de resiliência durante a pandemia da Covid-19 e, ao que tudo indica, estão numa rota de crescimento no país. Quem investe está atento a este formato comercial, tanto que a oferta deverá ser reforçada nos próximos anos com mais nove projetos, num total de 108 mil metros quadrados (m2) de área acumulada.

Segundo dados da CBRE, citados pelo Dinheiro Vivo, há neste momento quatro projetos em construção e outros cinco em comercialização, que deverão iniciar as obras em breve. De acordo com a publicação, ainda este ano, deverão ser inaugurados o Estoril Retail Park e o Vila Retail Park, em Ponte de Lima. Já o Alagoa Retail Park, em Carcavelos, e o Sudoeste Retail Park, no Algarve, têm conclusão prevista para 2022.

Atualmente, há 36 retail parks em operação em Portugal, com uma áreal total de 430 mil m2, 13 dos quais na região Norte, 12 no Centro, e sete na Grande Lisboa. Algarve e Alentejo têm dois espaços comerciais cada.

De acordo com Luís Arrais, Retail Property Management Director Iberia da CBRE, "o segmento dos retail parks foi a tipologia de ativos mais resiliente aos efeitos negativos da pandemia". Isso deveu-se ao facto, segundo o responsável, das lojas serem grandes, “com maior capacidade para receber clientes dentro das medidas impostas pelo Governo de cinco pessoas por 100 m2, porta aberta para o exterior, e um mix de lojas de conveniência, como as do ramo alimentar, mobiliário, DIY (do it yourself, ou faça você mesmo, em português) desporto ou eletrónica".